Vendas de carros recuperam. Mercado cai 40% este ano

Vendas de automóveis continuam a recuperar, mas o saldo está ainda negativo. Mercado mantém quebra de mais de 40% em 2020.

Mês após mês, as vendas de automóveis têm vindo a recuperar da quase paragem no período do estado de emergência. Caem, na comparação homóloga, mas de forma bem menos expressiva, com os veículos ligeiros de passageiros a alcançarem em agosto praticamente o mesmo nível registado há um ano. Ainda assim, o saldo no ano é negativo em mais de 40%.

De acordo com os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), foram comercializadas 14.662 unidades em agosto, número que revela uma quebra de 8,6% face ao mesmo mês do ano passado. Esta quebra é bem menor do que a que se tem vindo a observar, nomeadamente nos meses de abril e maio deste ano.

Esta evolução negativa, que aponta para uma diminuição homóloga de 41,2% das vendas de carros em Portugal, este ano, resulta da quebra verificada em todos os segmentos, embora no caso das vendas de veículos ligeiros de passageiros esta tenha sido residual. A ACAP aponta para um diminuição de apenas 0,1% nas vendas destes carros em agosto, com Renault, Peugeot e Mercedes a ocuparem o pódio, mas com quebras de 46%, 39% e 20%, respetivamente.

“Nos oito meses de 2020 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 92.474 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 42% relativamente a período homólogo de 2019″, diz a ACAP.

No caso dos ligeiros de mercadorias, as vendas caíram 40,5% em agosto, sendo a quebra acumulada no ano de -36,7%, já no que respeita aos veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, no oitavo mês do ano verificou-se uma queda de 7,2% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 285 veículos desta categoria”, diz a ACAP. No total do ano, as vendas caem 39,5%.

(Notícia atualizada às 17h13 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de carros recuperam. Mercado cai 40% este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião