EDP Renováveis toca novo máximo após resultados e venda de ativos. Ação já vale 15 euros

Cada ação da eólica do grupo EDP tocou, na manhã desta quinta-feira, os 15 euros pela primeira vez. Capitalização de mercado da empresa atingiu os 12,7 mil milhões de euros.

A EDP Renováveis nunca valeu tanto em bolsa. Cada ação chegou mesmo a tocar o máximo histórico de 15 euros na manhã desta quinta-feira, após a empresa liderada por Rui Teixeira ter apresentado resultados e ter anunciado a venda de parques eólicos nos Estados Unidos. A casa-mãe EDP segue igualmente em alta na bolsa de Lisboa, mas menos expressiva.

No primeiro semestre do ano, a EDP Renováveis lucrou menos 26% devido à pandemia. Segundo dados divulgados antes da abertura do mercado, o resultado líquido foi de 255 milhões de euros, com o recuo de 9% das receitas conjugado com um aumento de 4% dos custos operacionais. No entanto, a quebra ficou em linha com o esperado pelos analistas e foi atenuada pela nova parceria do grupo.

Os resultados foram positivamente influenciados pelo reconhecimento de um ajustamento positivo de 145 milhões de euros no EBITDA devido à formalização da joint-ventureOceanWinds (OW) com a Engie”, explicam os analistas do CaixaBank / BPI, numa nota de research. “Excluindo não recorrentes, o EBITDA ficou 5% ou 15 milhões acima da nossa projeção ou 5% abaixo do consenso”.

Além dos resultados, a EDP Renováveis reage igualmente ao anúncio de que fechou um acordo para a venda de 80% de uma carteira de parques eólicos e solares nos EUA, num negócio que rendeu à companhia portuguesa 570 milhões de euros. “Se assumirmos a avaliação implícita do negócio na nossa avaliação, resulta num aumento de cerca de 1,5% no fair value da EDPR e de cerca de 1% na EDP“, diz ainda o CaixaBank / BPI, acrescentando que a EDP já executou cerca de 55% dos objetivos de encaixe com vendas de 4 mil milhões de euros entre 2019 e 2022.

Em reação, a empresa liderada por Rui Teixeira valoriza 3% no PSI-20 para 14,84 euros por ação, tendo já tocado durante a manhã os 15 euros, num novo máximo histórico. Já a EDP — que vai igualmente apresentar resultados após o fecho da sessão — sobe 0,5% para 4,38 euros por ação, numa altura em que o índice de referência nacional soma 1,5% para 4.393,51 euros.

Desempenho da EDP Renováveis no PSI-20

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis toca novo máximo após resultados e venda de ativos. Ação já vale 15 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião