Governo confirma escolha de Mourinho Félix para o BEI

Mourinho Félix confirmou a notícia avançada pelo ECO: Governo entregou formalmente em agosto o nome de Ricardo Mourinho Félix como candidato à vice-presidência do BEI.

O ministro das Finanças confirmou esta quinta-feira que o Governo português já entregou formalmente o nome de Ricardo Mourinho Félix como candidato à vice-presidência do Banco Europeu de Investimento (BEI), tal como o ECO avançou em agosto.

Questionado na conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministro, se confirmava que o antigo secretário de Estado das Finanças foi o nome escolhido para suceder a Emma Navarro, João Leão respondeu afirmativa. Aliás, o BEI já o tinha confirmado ao ECO: “O BEI recebeu a nomeação para a vice-presidência de Espanha e Portugal”, confirmou ao ECO fonte oficial da instituição liderada por Werner Hoyer.

O processo de escolha dos elementos que vão integrar o comité executivo do BEI começa com o pedido ao comité consultivo de nomeação do banco que emite uma opinião não vinculativa ao conselho de administração do banco e posteriormente ao conselho de governadores, composto pelos 27 ministros das Finanças, ou da Economia, da União Europeia. É ao conselho de governadores que caberá a decisão final. Um processo que, regra geral dura entre dois a quatro meses.

O Comité Executivo é o órgão executivo permanente do BEI, composto por um presidente e oito vice-presidentes. Portugal e Espanha apresentam sempre uma candidatura conjunta. Existe um acordo entre os dois países para que Portugal assegure a vice-presidência por três anos — neste caso até setembro de 2023 — e Espanha por 12. Mourinho Félix não foi exceção e a sua nomeação é conjunta de Portugal e Espanha.

Caso receba luz verde do board, Mourinho Félix irá ocupar um cargo que já foi do governador cessante do Banco de Portugal, Carlos Costa, e de Oliveira e Costa, o antigo presidente do BPN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo confirma escolha de Mourinho Félix para o BEI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião