Lucros da Altri caíram 86,4% para 9,2 milhões no primeiro semestre

  • Lusa
  • 10 Setembro 2020

Nos primeiro semestre, os lucros da Altri caíram 86,4% para 9,2 milhões de euros, “devido à quebra dos preços da pasta nos mercados internacionais”, adiantou o grupo.

Os lucros da Altri caíram 86,4% no primeiro semestre deste ano, para 9,2 milhões de euros, “devido à quebra dos preços da pasta nos mercados internacionais”, adiantou o grupo, em comunicado esta quinta-feira divulgado.

A empresa, que se dedica ao setor do papel, destaca o impacto, neste desempenho, da “quebra dos preços da pasta nos mercados internacionais” em cerca de 27% “uma vez que os custos totais permaneceram inalterados face ao primeiro semestre de 2019, tendo aumentado a venda e a produção de pasta de papel”, lê-se na mesma nota.

Por sua vez, o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) “situou-se em 63 milhões de euros, um decréscimo de cerca de 55,7%” em relação ao mesmo período ano anterior”.

As receitas da empresa, “apesar da maior quantidade de pasta produzida e vendida”, foram, no período em análise, de 328 milhões de euros, “o que corresponde a um decréscimo de cerca de 19,5% face ao período homólogo do ano anterior”, revelou a Altri.

“O aumento de produção e de venda de pasta não foram assim suficientes para anular a referida quebra do preço da pasta nos mercados internacionais”, ressalvou a empresa, indicando que, nos primeiros seis meses deste ano, “o preço médio de mercado da pasta papeleira (BHKP) foi de 613 euros por tonelada, um valor inferior em 27,1% face ao preço verificado no período homólogo de 2019”.

Durante o semestre, a Altri “exportou 494 mil toneladas de pastas, o que corresponde a cerca de 87% das suas vendas totais” deste material. “Em termos monetários, as exportações semestrais ascenderam a 222 milhões de euros”, adiantou o grupo.

Já o “investimento líquido total realizado durante os primeiros seis meses de 2020 pelas unidades do grupo ascendeu a, aproximadamente, 15 milhões de euros” e a dívida líquida nominal remunerada da Altri em 30 de junho de 2020 era de 532,3 milhões de euros.

A Altri pagou, durante o segundo trimestre de 2020, cerca de 61,5 milhões de euros em dividendos, referiu a empresa, na mesma nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Altri caíram 86,4% para 9,2 milhões no primeiro semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião