PIB do G20 com queda recorde de 6,9% no 2.º trimestre devido à pandemia

  • Lusa
  • 14 Setembro 2020

A China foi o único país do G20 a registar um aumento do PIB no segundo trimestre, com uma subida de 11,5%, refletindo o "início precoce" da pandemia naquele país e a sua "subsequente recuperação".

A maioria dos países membros do G20 registou quedas sem precedentes do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano devido à pandemia, com um recuo conjunto recorde de 6,9% face ao primeiro trimestre, anunciou esta segunda-feira a OCDE.

Num comunicado hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) sublinha que a China foi o único país do G20 a registar um aumento do PIB no segundo trimestre, com uma subida de 11,5%, refletindo o “início precoce” da pandemia naquele país e a sua “subsequente recuperação”.

Nos outros países do grupo, o PIB desceu 11,8% no segundo trimestre, quando os efeitos das medidas de encerramento e confinamento da população para combater a propagação da covid-19 se generalizaram.

A Índia liderou as quedas, com menos 25,2% do PIB, seguida pelo Reino Unido (-20,4%), México (-17,1%) e África do Sul (-16,4%). A estes países seguiram-se França (-13,8%), Itália (-12,8%), Canadá (-11,5%) e Turquia (-11%).

O Brasil e a Alemanha (ambos caíram 9,7%), os Estados Unidos (-9,1%) e o Japão (-7,9%), apresentam quedas ligeiramente mais moderadas, enquanto que a Rússia e a Coreia do Sul recuaram ambas 3,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB do G20 com queda recorde de 6,9% no 2.º trimestre devido à pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião