Em dois meses, 915 antigos precários do Estado inscreveram-se na ADSE

O período extraordinário para os ex-precários do Estado se inscreverem na ADSE arrancou no início de julho e estende-se até ao final do ano.

Depois de ter aberto, em julho, o período extraordinário de inscrição na ADSE para os trabalhadores que constituíram novo vínculo de emprego público no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), já 915 pediram para aderir ao subsistema de saúde.

O número é avançado pelo Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE, num relatório sobre as exposições que os beneficiários enviaram ao órgão. O CGS nota que a abertura deste período respondeu “positivamente” a uma proposta sua, sendo algo que já vinham a reivindicar há algum tempo.

Alguns dos precários integrados no Estado viam-se impedidos de aderir à ADSE, devido ao prazo estabelecido para inscrição, que é de de seis meses a contar a partir do início da relação laboral com o Estado. A ministra Alexandra Leitão anunciou a abertura do período excecional a 8 de julho, que se estende por quase seis meses, até ao final do ano.

Inscreveram-se até ao momento 915 Beneficiários Titulares, esperando que muitos mais se venham a inscrever até 31 de dezembro”, acrescenta o CGS. O presidente do conselho consultivo, João Proença, apontou ao ECO em julho que a medida terá um impacto “positivo” para a sustentabilidade do subsistema, vindo também “rejuvenescer” a base de beneficiários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em dois meses, 915 antigos precários do Estado inscreveram-se na ADSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião