Produção automóvel cresce quase 10% em agosto

Saíram das fábricas portuguesas 15.005 veículos automóveis ligeiros e pesados. Aumento registado em agosto abranda quebra no ano para 32%.

A produção automóvel voltou a crescer em agosto. Saíram das fábricas portuguesas 15.005 veículos automóveis ligeiros e pesados, tendo-se verificado um aumento de 9,4% face ao mesmo mês do ano passado. Ainda assim, o saldo no ano é negativo.

De acordo com dados da ACAP, dos 15.005 veículos produzidos no país no mês passado, a grande maioria foram ligeiros de passageiros. Contabilizam-se 12.077 unidades, um aumento de 10,9% em termos homólogos, que traduz, em grande parte, a retoma na atividade da Autoeuropa.

No caso dos ligeiros de mercadorias houve um aumento de 4,9% na produção, já no caso dos pesados a tendência de quebra mantém-se: a produção caiu 18,7%.

Apesar dos sinais positivos de agosto, “em termos acumulados, nos oito meses de 2020, registou-se um decréscimo de 32% em comparação com o período homólogo”, diz a ACAP, destacando a quebra nos pesados. Saíram das fábricas 153.014 unidades desde o início do ano.

Setor mostra o peso na balança comercial

A ACAP salienta que o peso que o setor tem na economia nacional, através das exportações. “A informação estatística relativa aos oito meses de 2020 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel”.

Diz que “97,9% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”.

“A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 95,6% – com a Alemanha (22,6%), França (16,8%), Espanha (11,3%), Itália (10,9%) e Reino Unido (7,9%) no topo do ranking“, remata.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel cresce quase 10% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião