30% do Fundo de Recuperação europeu será financiado com green bonds

A Comissão Europeia irá aos mercados para financiar o Fundo de Recuperação europeu. 30% da dívida será emitida através de green bonds, tornando a UE um dos maiores emissores de dívida verde.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou esta quarta-feira, no discurso do Estado da União, que 30% da emissão de dívida para financiar o Fundo de Recuperação europeu será feita através de green bonds. Essa hipótese tinha sido noticiada no fim de semana pelo Financial Times, tornando-se agora oficial.

Ao todo, serão emitidos 225 mil milhões de euros em dívida verde, tornando a União Europeia, através da Comissão Europeia, um dos maiores emissores de green bonds — segundo o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, será mesmo o maior. Esta será a primeira vez que a UE vai emitir dívida verde.

Dos 750 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação europeu — conhecido como o Next Generation EU (Próxima Geração UE) –, 37% (277,5 mil milhões de euros) serão gastos nos projetos previstos no European Green Deal (Pacto Verde Europeu). No acordo de julho do Conselho Europeu estava previsto que “pelo menos 30%” das verbas tinham de ser gastas nos objetivos da ação climática.

A presidente da Comissão Europeia anunciou também que irá propor uma redução maior das emissões de 55% até 2030. “Temos de ser os líderes” na transição climática, disse Von der Leyen, admitindo que este valor é “muito para alguns e insuficiente para outros”. Este objetivo é “ambicioso, mas alcançável”, assegura.

A emissão de dívida verde, cuja emissão tem subido significativamente nos últimos anos, é uma das formas de financiamento possíveis quando o dinheiro emprestado é direcionado para projetos ligados ao ambiente, como se pretende que aconteça no fundo de recuperação europeu. Assim, a utilização das green bonds poderá ajudar a Europa a fazer a transição climática, uma das prioridades da União Europeia nesta recuperação, uma vez que estimulará este segmento dos mercados financeiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

30% do Fundo de Recuperação europeu será financiado com green bonds

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião