Mercado automóvel europeu voltou a cair 18,9% em agosto

  • Lusa
  • 17 Setembro 2020

A Associação de Fabricantes de Automóveis Europeus (ACEA) espera uma queda histórica de 25% nas entregas ao longo do ano como um todo.

O mercado automóvel europeu, atingido na primavera pela crise de coronavírus, caiu 18,9% em agosto relativamente a igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira.

Em comunicado, a Associação de Fabricantes de Automóveis Europeus (ACEA), indica também que o Grupo Renault sofreu uma queda de 24,7% em relação a agosto de 2019, enquanto o PSA registou uma queda de 20,8%. Depois de cair 55,1% em março, 76,3% em abril, depois 52,3% em maio sob o efeito do confinamento das populações e encerramento de oficinas, o mercado europeu recuperou pouco em consequência da pandemia.

O mês de agosto regista uma degradação em relação a julho, com uma queda de 5,7%, apesar de as empresas beneficiarem de medidas de estímulo governamentais adotadas em vários dos principais países europeus, incluindo Alemanha, França e Espanha. Nos primeiros oito meses do ano, apenas 6,12 milhões de novos automóveis de passageiros foram colocados nas estradas da União Europeia, quase 2,9 milhões menos do que no ano passado.

A ACEA espera uma queda histórica de 25% nas entregas ao longo do ano como um todo. Antes da pandemia, em janeiro, a entidade que reúne 16 fabricantes atuantes na Europa, previa uma queda de 2%, após seis anos consecutivos de crescimento que aproximaram o mercado dos patamares mais elevados.

Neste contexto tão degradado, a indústria automóvel europeia está agora preocupada com um possível fracasso nas negociações de um acordo pós-Brexit entre a UE e o Reino Unido. Na lista de fabricantes, o Grupo Volkswagen (com Skoda, Audi, Seat e Porsche), ainda indiscutível número um na Europa, viu as suas entregas caírem 24,3% em agosto. No entanto, ao longo de oito meses, a sua participação de mercado aumentou em 0,8 pontos, para 26,1%.

Está claramente à frente do segundo classificado PSA, cuja quota de mercado caiu 1,6 pontos para 15,3% desde o início do ano. O Grupo Renault completa o pódio europeu, mas também caiu mais que a média entre janeiro e agosto, tendo sua participação de mercado caído 0,4 pontos, para 11,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado automóvel europeu voltou a cair 18,9% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião