Galp pesa na bolsa. Grupo EDP evita maior queda do PSI-20

Lisboa segue o comportamento negativo das restantes praças europeias, numa sessão em que a energia apresenta os piores e os melhores desempenhos. Queda do petróleo trava a Galp Energia.

Lisboa arranca a semana com o “pé esquerdo”, à semelhança do que acontece com a generalidade das bolsas europeias. Praça portuguesa recua, com a energia a destacar-se nos piores e nos melhores desempenhos.

PSI-20 recua 0,55% para 4.228,74 pontos, com a grande maioria dos títulos a negociarem em “terreno” negativo. Na Europa, o Stoxx 600 cai 0,5%, mas índices como o DAX, da Alemanha, apresentam já quedas em torno de 1%.

A pesar na praça portuguesa está a Galp Energia, que cede 1,38% para os 8,592 euros, isto numa sessão marcada pela queda das cotações do petróleo nos mercados internacionais. O Brent, que serve de referência para as importações nacionais, cai 0,8% para 42,82 dólares.

Enquanto a Galp se destaca nas quedas, a EDP e a EDP Renováveis impedem uma queda mais expressiva da bolsa nacional ao apresentarem ganhos de 0,76% e 0,2%, respetivamente.

Nas quedas, destaque ainda para as empresas da pasta e papel, com a Semapa e a Altri a registarem quedas em torno de 1,7%.

O BCP também está a ser determinante para o comportamento negativo da praça nacional. Num dia de pressão sobre a banca por causa de novos documentos que mostram que os gigantes do setor a nível internacional continuam a facilitar o branqueamento de capitais, as ações do banco liderado por Miguel Maya cedem 1,76% para 8,91 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp pesa na bolsa. Grupo EDP evita maior queda do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião