Nas notícias lá fora: Pacto de Estabilidade, McAfee e Covid-19

O pacto de Estabilidade vai continuar suspenso em 2021, permitindo aos países da UE uma flexibilização das regras orçamentais. John McAfee foi preso em Espanha por acusações de evasão fiscal e fraude.

A Comissão Europeia vai autorizar os países da União Europeia a gastarem o que precisarem no próximo ano, sem se preocuparem com o incumprimento das regras orçamentais. No plano empresarial, a Veolia Environnement vai comprar 29,9% do capital da Suez à Engie por 3,4 mil milhões de euros. Ao mesmo tempo, John McAfee foi preso em Espanha por acusações de evasão fiscal e fraude. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA deu um passo atrás e admite que a Covid-19 pode espalhar-se através de partículas em suspensão no ar.

El Economista

Pacto de Estabilidade vai continuar suspenso em 2021

Os países da União Europeia vão poder gastar o que precisarem no próximo ano, sem se preocuparem com o incumprimento das regras orçamentais. “O Pacto de Estabilidade e Crescimento está suspenso em 2021”, garantiu o comissário de Economia da União Europeia, Paolo Gentiloni, após a reunião do Eurogrupo.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

The Guardian

Boris Johnson quer energia eólica em todas as casas do Reino Unido até 2030

O primeiro-ministro britânico vai comprometer-se a abastecer todas as casas do Reino Unido com energia eólica offshore no espaço de uma década, prometendo fazer da pandemia de Covid-19 um catalisador para o crescimento verde. “Acreditamos que em 10 anos a energia eólica offshore estará a abastecer todas as casas do país, sendo que a nossa meta é aumentar de 30 gigawatts para 40 gigawatts”, anunciará Boris Johnson esta terça-feira, numa conferência virtual do Partido Conservador. O objetivo é o país tornar-se “o líder mundial em geração de energia limpa de baixo custo – mais barato que carvão e gás”. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Veolia compra posição da Engie na Suez por 3,4 mil milhões de euros

A Veolia Environnement vai comprar 29,9% do capital da Suez à Engie por 3,4 mil milhões de euros, podendo estar em marcha um projeto para a compra da totalidade da companhia. A administração da Engie deu o seu apoio à operação depois de a Veolia ter elevado o valor da oferta apresentada por esta participação, ao mesmo tempo que garantiu a manutenção dos postos de trabalho.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

TechCrunch

John McAfee detido por evasão fiscal e fraude

John McAfee, conhecido por ter desenvolvido um software de segurança cibernética, foi preso em Espanha e enfrenta um processo de extradição para os Estados Unidos por acusações que envolvem delitos de evasão fiscal e fraude. A SEC dos Estados Unidos (o equivalente à CMVM portuguesa), acusa McAfee de ter recebido mais de 23 milhões de dólares em ativos de criptomoeda por promover uma série de vendas de tokens. Além disso, as autoridades norte-americanas avançaram com acusações de evasão fiscal, acusando-o de fugir ao fisco intencionalmente.

Leia a notícia completa no TechCrunch (acesso livre, conteúdo em inglês).

Reuters

Covid-19 pode espalhar-se através de partículas em suspensão no ar

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano reviu a sua avaliação sobre a transmissão da Covid-19, admitindo agora que os contágios do coronavírus podem ocorrer através de pequenas partículas que ficam em suspensão no ar. Estes contágios ocorreram em espaços fechados que tinham uma ventilação desadequada” e por vezes “a pessoa infetada tinha uma respiração mais forte, por exemplo ao cantar ou ao fazer exercício”, acrescenta o CDC.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Pacto de Estabilidade, McAfee e Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião