Fenprof vai entregar quatro propostas para OE ao Governo

  • Lusa
  • 7 Outubro 2020

A Fenprof queixa-se de que "não houve qualquer contacto" do Governo para negociar medidas para o Orçamento do Estado. Ainda assim, tenciona entregar ao Ministério da Educação quatro propostas.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) vai entregar quatro propostas para o Orçamento do Estado de 2021 ao Ministério da Educação e espera que a tutela convoque a primeira reunião negocial ainda antes do debate no Parlamento.

Na quinta-feira, uma delegação da estrutura sindical vai estar no Ministério da Educação para entregar quatro propostas que marcam, de acordo com a legislação do Trabalho em Funções Públicas, o início de quatro processos negociais.

Em comunicado, a Fenprof explica que as propostas incidem sobre matérias laborais, em particular, a regularização da carreira docente, a aposentação dos docentes, a revisão do regime legal de concursos e os horários e outras condições de trabalho.

Estas são matérias que os representantes dos professores esperam poder discutir com a tutela ainda antes do debate sobre o Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) na Assembleia da República. “Apesar de faltarem poucos dias para a apresentação da proposta do Governo na Assembleia da República, não houve qualquer contacto, formal ou informal, do Ministério da Educação, no sentido de dar a conhecer o que irá propor e de conhecer as propostas sindicais”, lamentam.

Na reunião, que deverá ser convocada pela tutela, a Fenprof vai ainda entregar um conjunto de propostas a consagrar no OE2021. Além do Governo, a estrutura sindical vai também entregar na quinta-feira várias propostas e um memorando sobre a precariedade da profissão aos grupos parlamentares do PS, PSD, BE, CDS, PEV e PCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fenprof vai entregar quatro propostas para OE ao Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião