OPEP diz que procura por petróleo vai estabilizar no final da década

Cartel dos maiores produtores de petróleo mudou significativamente a sua previsão: a procura vai estabilizar no final desta década e poderá mesmo começar a cair.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a organização que reúne os maiores produtores de “ouro negro” do mundo, mudou significativamente a sua previsão para aquilo que será a procura por petróleo nos próximos anos: o consumo deverá estabilizar no final da década e poderá depois começar a cair, perante um impacto duradouro da crise pandémica na economia e nos hábitos dos consumidores.

Esta previsão consta no relatório “2020 World Oil Outlook” elaborado pela OPEP, e surge numa altura em que um número crescente de outras previsões aponta no sentido de que a pandemia poderá ter representado o ponto de inflexão na procura petrolífera.

De acordo com a OPEP, o consumo de petróleo irá subir para 107,2 milhões de barris por dia em 2030, face aos 90,7 milhões diários em 2020, 1,1 milhão de barris por dia abaixo da sua previsão de 2030 no ano passado e mais de 10 milhões de barris por dia abaixo da sua previsão de 2007 para 2030.

A procura mundial irá crescer a taxas relativamente saudáveis durante a primeira parte do período de previsão antes de estabilizar na segunda metade“, refere o relatório, que olha para um período entre 2019-2045.

“A procura futura irá continuar persistentemente abaixo das últimas projeções devido aos efeitos duradouros dos encerramentos relacionados com a Covid-19 e o seu impacto na economia global e no comportamento dos consumidores”, adianta ainda.

Ainda que o consumo de petróleo para abastecimento dos automóveis, camiões e indústria recupere à medida que as economias também regressa à normalidade, a OPEP teme que o aumento da procura possa ser afetado por fatores que vieram com a pandemia, como o teletrabalho e teleconferências, assim como as melhorias de eficiência e a mudança para os carros elétricos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP diz que procura por petróleo vai estabilizar no final da década

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião