Apanhar Covid-19 num voo? Companhias aéreas dizem que é mais fácil acertar no Euromilhões

IATA diz que existe o dobro de probabilidade de um jogador acertar na lotaria jogando uma única vez (uma entre 13,9 milhões) do que infetar-se com o novo coronavírus durante uma viagem de avião.

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla em inglês), que reúne as principais companhias aéreas, e os fabricantes aeronáuticos Airbus, Boeing e Embraer, assegura que é quase impossível ser-se infetado pela Covid-19 durante um voo de avião, devido aos sistemas de ventilação das aeronaves.

O estudo da IATA, citado pelo El País (acesso livre, conteúdo em espanhol), comparou os 44 casos de Covid-19 detetados desde o início de 2020 nos quais se acredita que a transmissão tenha sido associada a um voo (sejam estes casos confirmados, provaríeis ou potenciais) com os cerca de 1,2 mil milhões de passageiros que viajaram nesse período para concluir que o risco de contrair a doença é de um caso para cada 27 milhões de viajantes.

Nesse sentido, segundo esta investigação, existe o dobro de probabilidade de um jogador acertar no Euromilhões jogando uma única vez (uma entre 13,9 milhões) do que infetar-se com o novo coronavírus durante uma viagem de avião. Não obstante, os autores do estudo reconhecem que mesmo nesta hipótese pode haver uma subestimação dos casos reais por falta de notificações, mas acrescentam que, mesmo que 90% dos casos não fossem notificados, a possibilidade ainda seria mínima: um caso para cada 2,7 milhões de viajantes.

Achamos que esses números são extremamente tranquilizadores. Além disso, a grande maioria dos casos identificados ocorreu antes de o uso de máscaras ser obrigatório durante os voos“, sinaliza David Powell, conselheiro médico da IATA, citado pelo jornal espanhol.

Depois de abril e maio terem sido meses marcados pelos fortes bloqueios às viagens internacionais, aos poucos o setor da aviação tem tentado recuperar, ainda que a pandemia já tenha afetado 400.000 empregos no setor. No entanto, as restrições e as quarentenas impostas por forma a travar uma maior propagação da Covid-19 continuam a limitar os serviços e a afastar as viagens dos voos.

Há vários meses que o setor da aviação faz pressão para que exista uma coordenação internacional de procedimentos, nomeadamente no que toca aos testes da Covid-19 nos aeroportos e os requisitos de quarentena. Nesse sentido, há uma nova aplicação a ser desenvolvida, com o intuito de transmitir mais segurança aos passageiros. Chama-se CommonPass e conta com o apoio do Fórum Económico Mundial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apanhar Covid-19 num voo? Companhias aéreas dizem que é mais fácil acertar no Euromilhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião