É PME e quer publicidade? Os CTT fazem por si
Os Correios lançam hoje uma plataforma que permite às empresas mais pequenas e aos empreendedores desenhar a sua própria publicidade a custos baixos.
Uma das principais dificuldades das empresas mais pequenas e dos empreendedores é usar a publicidade como forma de promover os seus serviços e produtos, devido ao elevado custo financeiro normalmente associado à contratação de uma agência criativa e de meios. Essa missão pode estar agora mais facilitada. Os CTT lançaram esta segunda-feira, o “CTT Ads”, um serviço que permite às Pequenas e Médias Empresas (PME), microempresas e empreendedores conceber, produzir e contratar a distribuição de campanhas publicitárias, através da empresa dona dos Correios, a partir de valores reduzidos.
“Por muito menos de mil euros é possível fazer uma campanha”, diz Graça Oliveira, diretora de marketing dos CTT, acrescentando que o montante “vai depender das opções do cliente”. Em termos práticos, através da plataforma cttads.pt, será possível ao cliente desenhar a campanha publicitária à medida do seu bolso e das suas necessidades de comunicação.
Ao aceder a esta ferramenta, o cliente é questionado sobre o motivo da sua campanha, com quem pretende comunicar e quais os canais que pretende usar e que podem incluir várias combinações entre o correio físico, o email e o SMS. Ao longo do processo, o cliente vai tendo conhecimento dos custos da campanha. A seleção de targets pode ser feita por critérios geográficos, mas também por tipologias como género, idade, caracterização de domicílios a contactar.
Dentro do “CTT Ads”, o cliente tem acesso a vários templates de suportes de comunicação que poderão ser usados ou adaptados às suas campanhas, de acordo com as necessidades ou preferências.
CTT quer puxar pelas receitas do correio
Francisco de Lacerda, CEO dos CTT, explica que este novo serviço representa uma “nova abordagem ao mercado publicitário“, e é a aposta num “mercado em que acreditamos que há potencial de crescimento em Portugal“. O presidente dos CTT antecipa que esta nova oferta poderá ajudar a alavancar as receitas do serviço de cartas. “O negócio das cartas está em declínio e sabemos que a tendência tende a ser essa” diz Lacerda, salientando que nos últimos anos a quebra tem sido na ordem dos 3%-5% por ano. Contudo, o CEO diz que existe muito potencial de crescimento no correio publicitário, destacando que o serviço agora oferecido é uma forma de chegar às PME e microempresas.
O presidente dos Correios não revela quais as expectativas em termos de receitas, resultante desta nova oferta. “Temos objetivos, mas não públicos”, diz Lacerda. Neste momento, o segmento das receitas publicitárias representam 4% do volume de negócios total do grupo, quando em outros mercados esse valor oscila entre os 8% a 12%. O objetivo dos CTT é fazer crescer as receitas por esta via e encurtar a distância da realidade desses países.
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