StayAway descarregada 1,4 milhões de vezes, mas só 116 doentes se marcaram como infetados

Aplicação de rastreio da Covid-19 já foi descarregada 1,4 milhões de vezes, sendo que apenas 116 códigos foram introduzidos voluntariamente pelos utilizadores.

A StayAway Covid já foi descarregada 1,4 milhões de vezes desde que foi lançada ao público no início de setembro. Mas apenas 116 utilizadores diagnosticados com Covid-19 marcaram-se como tal na aplicação, revelou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Já foram feitos mais 1,4 milhões de downloads da aplicação StayAway Covid, mas apenas foram introduzidos 116 códigos, que deram origem a 136 chamadas para a Linha de Saúde 24″, indicou António Lacerda Sales, numa conferência de imprensa transmitida pela RTP3.

Na mesma ocasião, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) salientou que esta é uma aplicação que “se centra na liberdade”, isto é, na liberdade de usar, na liberdade de inserir o código e “até na liberdade de contactar o Serviço Nacional de Saúde (SNS)” quando se é informado de que houve um contacto de risco com uma pessoa infetada.

Nesse sentido, Luís Goes Pinheiro recusou a ideia de que este é ainda um número baixo de downloads. “Estes números de Portugal estão em linha com os números que se praticam noutros países europeus”, sublinhou.

Ainda assim, o presidente dos SPMS acrescenta que “tudo o que possamos fazer para agilizar a utilização desta aplicação é bem-vindo”, acrescentando que estão a ser estudadas outras abordagens, que poderão passar pela maior formação dos médicos, responsáveis por gerarem os códigos aos utilizadores.

“Vamos intensificar a formação dos médicos que geram estes códigos, esta semana haverá um webinar e outras operações para garantir que não haja nenhum operacional que não conheça as funções que deve executar”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

StayAway descarregada 1,4 milhões de vezes, mas só 116 doentes se marcaram como infetados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião