Vodafone ameaça boicotar leilão de 5G em Portugal se regras “ilegais” não mudarem

  • ECO
  • 15 Outubro 2020

Em entrevista à Reuters, a CEO da Vodafone Cluster Europe, Serpil Timuray, diz considerar que o modelo desenhado pela Anacom para o leilão de 5G é ilegal.

A Vodafone está a ponderar não entrar no leilão de frequências para o 5G que a Anacom está a preparar e que deverá acontecer ainda este mês. A empresa considera que o modelo tem ilegalidades e é discriminatório pelo que ameaça boicotar o processo, segundo explicou a CEO da Vodafone Cluster Europe, Serpil Timuray, em entrevista à Reuters (acesso livre / conteúdo em inglês).

O regulador, que planeia relançar o leilão este mês após atrasos devido à pandemia, reservou um espetro preferencial de 900 MHz e 1.800 MhZ para novos players, com um desconto de 25% face ao preço final. Serpil Timuray disse, à Reuters, que está a reconsiderar a participação no leilão, caso as regras não sejam alteradas.

“Acreditamos que esta proposta de desenho do espetro é ilegal à luz tanto da lei portuguesa como da União Europeia“, afirmou Timuray, explicando que novos players não teriam obrigações de investimento no país, um “fardo” que teria de ser partilhado pelas empresas que já estão no mercado, ou seja, Altice, Vodafone e Nos. Sublinhou ainda que estes três teriam de partilhar a infraestrutura.

A Vodafone pediu por isso à Comissão Europeia que investigue o modelo. “Há uma descriminação significativa e injustificada contra operadores de longo prazo que nos obriga a reconsiderar todas as nossas opções em Portugal, incluindo fazer uma oferta por menos espetro ou não fazer de todo, se o leilão tem tantas falhas”, disse Timuray à Reuters. Acrescentou que a empresa está igualmente a reconsiderar os planos de estabelecer o centro europeu de investigação e desenvolvimento em Portugal.

(Notícia atualizada às 16h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone ameaça boicotar leilão de 5G em Portugal se regras “ilegais” não mudarem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião