Chumbados os projetos de resolução do PSD, BE, PCP e CDS-PP sobre implementação do 5G
Quatro projetos de resolução do PSD, BE, PCP e CDS-PP sobre a implementação da rede 5G (quinta geração), esta sexta-feira debatidos no parlamento, foram todos chumbados.
Os quatro projetos de resolução do PSD, BE, PCP e CDS-PP sobre a implementação da rede 5G (quinta geração), esta sexta-feira debatidos no parlamento, foram todos chumbados.
Nas recomendações feitas ao Governo, o CDS-PP defendeu a introdução de roaming em “zonas de baixa densidade“, o PSD sublinhou hoje que a sua proposta é de roaming “nas regiões atualmente desguarnecidas”, enquanto o Bloco de Esquerda (BE) e PCP defenderem a suspensão do leilão, a gestão e exploração pública do espetro e a criação de um operador de telecomunicações público.
A recomendação do CDS contou com os votos a favor do PSD, CDS, Chega e Iniciativa Liberal, enquanto o PS, BE, PCP, PAN e Verdes (PEV).
As deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues abstiveram-se na votação dos projetos de resolução do CDS-PP e PSD.
O projeto de resolução do PSD contou com os votos favoráveis deste partido, do CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal, com o PS, BE, PCP, PAN e PEV a votar contra.
Por sua vez, a resolução do PCP teve os votos favoráveis da esquerda e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, uma abstenção da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, e os restantes partidos (PS, PSD, CDS-PP, PAN, Chega e Iniciativa Liberal) contra.
No caso da recomendação do BE, o projeto de resolução conta com os votos a favor do BE, PCP, PEV e da deputada Joacine Katar Moreira, contra do PS, PSD, CDS, Chega, Iniciativa Liberal, e abstenção do PAN e da deputada Cristina Rodrigues.
Desde a inteligência artificial e veículos autónomos, passando pela telemedicina ou a robotização das indústrias, estas são algumas das promessas da quinta geração (5G), em que a conectividade é chave do futuro.
O processo do leilão do 5G foi suspenso em março devido à pandemia, aguardando-se agora a aprovação do regulamento final e divulgação por parte da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), ainda durante este mês.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chumbados os projetos de resolução do PSD, BE, PCP e CDS-PP sobre implementação do 5G
{{ noCommentsLabel }}