APREN critica ausência de estratégia e prazos para transição energética

  • Lusa
  • 20 Outubro 2020

Associação de Energias Renováveis critica a falta de estratégias e prazos para a transição energética. "Medidas relativas à transição energética presentes no OE2021 não trazem novidades".

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) elogiou esta terça-feira algumas medidas para o setor incluídas na proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), mas criticou a falta de definição de estratégias e prazos para a transição energética.

Em comunicado, a APREN afirma que “as medidas relativas à transição energética presentes no OE2021 não trazem novidades face ao Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) e à visão estratégica, pelo que é necessária a definição de estratégias dedicadas que incluam orçamento e definição de prazos de concretização”.

“Serão as medidas e objetivos espalhados no OE2021 concretizáveis ou apenas mais um conjunto de boas intenções que poderão ficar pelo papel?”, questiona a APREN.

Por outro lado, a associação congratula “o reforço de recursos humanos previsto para Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os sinais positivos no que toca ao Imposto sobre os Produtos Energéticos”, mas sublinha que é necessário o “alinhamento da fiscalidade com os objetivos de descarbonização”.

No documento, a associação considera ainda que o OE2021 ”é um desafio” pela incerteza do contexto económico devido à crise causada pela Covid-19, porém refere que a ameaça climática “é muito mais grave do que a pandemia”, citando assim o secretário-geral da ONU, António Guterres.

A proposta de OE2021 foi entregue pelo Governo na Assembleia da República em 12 de outubro e a votação na generalidade está agendada para dia 28.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APREN critica ausência de estratégia e prazos para transição energética

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião