Quibi anuncia encerramento seis meses depois de iniciar atividades

  • Lusa
  • 22 Outubro 2020

Por causa da pandemia, “o mundo mudou radicalmente desde o lançamento da Quibi". Empresa diz que o "modelo económico já não é viável”.

Quibi, o serviço de distribuição em contínuo de vídeos, lançado em abril na América do Norte por Jeffrey Katzenberg, um antigo dirigente da Disney, anunciou o seu encerramento e a revenda do seu catálogo e outros serviços.

A causa apontada foi a pandemia, mas também o seu modelo económico.

“O mundo mudou radicalmente desde o lançamento da Quibi e o nosso modelo económico já não é viável”, indicou, em comunicado, o fundador da plataforma, que tinha conseguido filmes e séries produzidos por nomes como Steven Spielberg e Jennifer Lopez.

“Tínhamos a ideia de criar a nova geração de formatos narrativos”, recordou Meg Whitman, a diretora-geral da empresa, em carta aberta.

“É portanto de coração apertado que anunciamos hoje que vamos diminuir as nossas atividades e procurar vender os conteúdos e ativos tecnológicos”, acrescentou.

Os vídeos, com uma duração máxima de 10 minutos, eram concebidos como “dentadas” (Quibi é a contração de “quick bites” (dentadas rápidas)) e destinados a serem vistos durante uma viagem, por exemplo.

Mas as medidas de confinamento têm favorecido mais as plataformas em todos os écrans e formatos longos tradicionais.

Desde setembro que já circulavam rumores sobre os problemas da Quibi na imprensa norte-americana. Segundo o sítio The Information, Jeffrey Katzenberg teria já contactado um vice-presidente da Apple, Eddy Cue, um dirigente da WarnerMedia, Jason Kilar, outro da Facebook, Fidji Simo, e ainda a NBCUniversal, para lhes vender o catálogo. Sempre em vão, segundo esta publicação.

Quibi tinha apostado muito, disponibilizando 50 programas desde o primeiro dia e longas metragens pagas até 100 mil dólares por minuto, à semelhança das grandes produções da Netflix.

A plataforma acumulou mais de uma centena de séries originais e está presente em milhões de telemóveis, segundo o comunicado.

Mas o sucesso não está no horizonte por causa da “conjugação” de duas razões, segundo Meg Whitman: “A ideia não estava suficientemente sólida para justificar um serviço de transmissão contínua” e o “calendário”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quibi anuncia encerramento seis meses depois de iniciar atividades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião