Alta velocidade vai ligar Lisboa e Porto em 1h15

  • ECO
  • 22 Outubro 2020

O investimento previsto para a alta velocidade entre as duas principais cidades nacionais é de 4.500 milhões de euros.

O Governo vai anunciar esta quinta-feira o projeto de uma nova linha entre Lisboa e Porto, que numa segunda fase poderá receber velocidades de 300 quilómetros por hora, avança o Público (acesso condicionado). Com estes valores, a viagem entre as duas cidades poderá realizar-se em cerca de 1 hora e 15 minutos.

Esta obra faz parte do Plano Nacional de Investimentos 2030 que será apresentado pelo primeiro-ministro e pelos ministros das Infraestruturas, Ambiente e Agricultura, em Lisboa. O investimento previsto para a alta velocidade entre as duas principais cidades nacionais é de 4.500 milhões de euros.

A construção desta nova nova infraestrutura, em bitola ibérica, será faseada, dando prioridade ao troço entre Gaia e Soure. Numa primeira altura vai servir Aveiro, Coimbra e Leiria, sendo que irá cruzar com a linha do Norte em vários pontos, o que torna possível uma articulação com a rede convencional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alta velocidade vai ligar Lisboa e Porto em 1h15

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião