Inflação no Reino Unido em máximos de dois anos e meio

  • Ana Luísa Alves
  • 17 Janeiro 2017

A queda da libra tem-se feito acompanhar de um aumento do índice de preços do consumidor. A inflação no Reino Unido está no valor mais alto dos últimos dois anos e meio. O BOE estima que acelere.

A inflação no Reino Unido subiu para os valores mais dos últimos dois anos e meio em dezembro, já que a queda da libra conduziu a um aumento dos custos de importação.

O índice de preços do consumidor aumentou para os 1,6%, o valor desde julho de 2014, dos 1,2% registados em novembro. Este valor ultrapassou os 1,4% esperados pelos economistas. Um outro relatório mostrou que o custo de importação subiu para o nível mais elevado dos últimos cinco anos.

O governador do Bank of England (BOE) Mark Carney alertou esta segunda-feira que o rápido crescimento da inflação vai travar os gastos com o consumo já este ano. O banco, que vai publicar novas previsões no próximo mês, espera que a inflação ultrapasse os 2% em breve.

A inflação core no Reino Unido, que exclui a volatilidade dos preços da energia e da comida, estava nos 1,6% em dezembro, o crescimento mais expressivo desde agosto de 2014, nota a Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação no Reino Unido em máximos de dois anos e meio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião