Recuperação da economia alemã perde força no 4.º trimestre
O banco central da Alemanha antecipa uma recuperação económica a um "ritmo significativamente mais lento" para o 4º trimestre, adiantando que produtividade aumentou fortemente no 3º trimestre.
A recuperação da economia alemã perdeu força no quarto trimestre, segundo o Bundesbank que adianta que a produtividade económica na Alemanha aumentou fortemente no terceiro trimestre e já recuperou metade da queda do primeiro semestre.
No boletim de outubro, publicado esta segunda-feira, o Bundesbank precisa que “a produtividade económica na Alemanha ainda está 5% abaixo do nível pré-crise no último trimestre de 2019″.
A Alemanha sofreu no segundo trimestre a pior contração desde que as estatísticas trimestrais começaram a ser recolhidas em 1970, devido à pandemia de Covid-19. A economia alemã contraiu-se quase 10% na primavera, em dados corrigidos das variações sazonais, mas depois de ter atingido o seu ponto mais baixo em abril, a economia alemã começou a recuperar.
“Na perspetiva atual, a recuperação económica pode ser mantida no trimestre atual, mas a um ritmo significativamente mais lento“, acrescentam os economistas do Bundesbank no boletim. Após a queda acentuada da indústria na Primavera, houve uma notável recuperação até julho e embora tenha havido uma quebra em agosto a produção industrial aumentou 13,5% em julho e agosto em comparação com o trimestre de abril a junho.
A recuperação do mercado de trabalho continuou e, pela segunda vez desde o início da pandemia, o emprego aumentou em agosto na Alemanha em comparação com o mês anterior.
O trabalho a tempo parcial diminuiu, embora esta seja uma medida que muitas empresas estão a implementar. Em abril, seis milhões de empregados na Alemanha trabalhavam a tempo parcial, mas em julho este número tinha caído quase 30% para 4,24 milhões de pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Recuperação da economia alemã perde força no 4.º trimestre
{{ noCommentsLabel }}