Inflação na Alemanha em setembro atinge nível negativo e o mais baixo desde 2015

  • Lusa
  • 13 Outubro 2020

Taxa de inflação na Alemanha atingiu o nível mais baixo dos últimos cinco anos em setembro, ao fixar-se em -0,2%, divulga a Destatis.

A taxa de inflação na Alemanha atingiu o nível mais baixo dos últimos cinco anos em setembro, ao fixar-se em -0,2%, anunciou esta terça-feira a agência federal de estatística alemã, Destatis.

Esta foi a segunda vez em 2020 que a Alemanha registou uma taxa de inflação negativa, após em julho ter-se fixado nos -0,1%.

A inflação caiu em setembro para -0,2% tanto face a agosto como face ao mesmo mês em 2019, disse a Destatis.

O índice de preços só tinha sido mais baixo em 2015, quando caiu para -0,3%.

As maiores quedas de preços em setembro foram registadas nos setores postal e das telecomunicações (2,9%), seguidos pelos transportes (2,7%), vestuário e calçado (2,1%), mobiliário e eletrodomésticos (0,6%) e finalmente lazer, cultura e entretenimento, que caíram 0,5%.

A Destatis salienta que uma das razões para a queda dos preços é a redução do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) aplicada pelo Governo alemão como medida para contrariar as consequências económicas da pandemia da Covid-19.

Uma redução temporária do IVA de 19% para 16% e de 7% para 5% para a taxa reduzida está em vigor na Alemanha desde julho e deverá manter-se até dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Alemanha em setembro atinge nível negativo e o mais baixo desde 2015

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião