Confiança empresarial na Alemanha melhora em setembro pelo 5.º mês consecutivo

  • Lusa
  • 24 Setembro 2020

O índice de confiança empresarial para o conjunto da Alemanha publicado pelo Instituto de Investigação Económica alemão subiu em setembro para 93,4 pontos, contra 92,5 pontos em agosto.

A confiança das empresas voltou a melhorar em setembro na Alemanha pelo quinto mês consecutivo porque “a economia alemã está a estabilizar apesar do aumento dos números dos contágios”, foi anunciado esta quinta-feira.

O índice de confiança empresarial para o conjunto da Alemanha publicado pelo Instituto de Investigação Económica alemão (Ifo) subiu em setembro para 93,4 pontos, contra 92,5 pontos em agosto.

As empresas melhoraram a avaliação da situação atual em comparação com o mês anterior e também esperam que o seu negócio recupere. “A economia alemã está a estabilizar apesar do aumento do número de contágios”, disse o presidente da Ifo, Clemens Fuest.

No setor transformador, a confiança empresarial registou um “aumento notável” porque muito menos empresas avaliaram a situação empresarial como “difícil”.

“Ao mesmo tempo, mais empresas industriais esperam que a sua situação comercial melhore ainda mais num futuro próximo. As empresas eletrónicas estão particularmente otimistas”, de acordo com o Ifo.

No setor dos serviços, pelo contrário, o índice caiu depois de subir durante quatro meses consecutivos porque as expectativas são menos otimistas, embora as empresas considerem que a situação atual é um pouco melhor.

No comércio, a confiança empresarial melhorou significativamente. As empresas estão mais satisfeitas com a situação atual e esperam que esta melhore nos próximos meses.

No setor da construção, a confiança empresarial voltou a melhorar. O indicador da situação atual subiu ao seu valor mais alto desde março deste ano e, embora a perspetiva permaneça pessimista, foi ligeiramente menos do que em agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança empresarial na Alemanha melhora em setembro pelo 5.º mês consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião