Hoje nas notícias: Marcelo, independentes e bolsas

  • ECO
  • 2 Novembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Marcelo Rebelo de Sousa tem a reeleição garantida, caso avance para uma recandidatura, diz uma nova sondagem da Aximage, que coloca Ana Gomes em segundo lugar, à frente de André Ventura. É notícia também os mais de 151 mil independentes que passaram a fazer descontos entre 2018 e 2019, bem como os 98 mil estudantes do Ensino Superior candidataram-se a bolsa de estudos.

Presidente Marcelo com reeleição garantida

A sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF dá 62,7% das intenções de voto a Marcelo Rebelo de Sousa, o atual Presidente da República, o qual ainda não anunciou a decisão de se recandidatar ou não. Caso avance, a reeleição está garantida, tendo em conta as sondagens. Em segundo lugar surge Ana Gomes, ex-eurodeputada do PS, que arrecada 17,2% das preferências dos eleitores. André Ventura fica em terceiro lugar com 7,6% das intenções de voto, de acordo com Luís Marques Mendes, que antecipou os números este domingo na SIC. Por fim, Marisa Matias fica com 4,7%, João Ferreira com 1,6% e Tiago Mayan com 1,5%. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias e na TSF (link indisponível).

Mais 151 mil independentes passaram a fazer descontos

Os descontos dos recibos verdes cresceram 54% entre 2018 e 2019, antes da crise pandémica, fruto das mudanças ao sistema de contribuições relativamente aos trabalhadores independentes. Tal resultou num aumento de 151 mil pessoas inscritos só num ano e numa subida da receita de 66 milhões de euros, de acordo com o Jornal de Negócios. O novo regime “teve como principal objetivo o combate à precariedade e à informalidade, para assim estabelecer um maior equilíbrio entre os deveres contributivos e uma proteção social efetiva destes trabalhadores”, diz fonte oficial do Ministério do Trabalho e da Segurança Social ao jornal. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

98 mil candidatam-se a bolsa no Superior

Em 2020, mais de 98 mil alunos do Ensino Superior candidataram-se a bolsa de estudos, o valor mais elevado dos últimos anos. De acordo com o Público desta segunda-feira, é expectável que a quebra de rendimentos dos agregados familiares por causa da pandemia e as novas regras de atribuição de bolsas leve a que mais nove mil estudantes sejam beneficiados, em comparação com o ano passado. Atualmente há cerca de 15 mil estudantes a receber o apoio do Estado para frequentar uma universidade ou politécnico. Leia a notícia completa no Público (link indisponível).

Eleven Sports lança novo modelo de subscrição

A Eleven Sports vai lançar uma nova modalidade de subscrição que permite comprar os conteúdos dos canais por 48 horas, “sem obrigatoriedade de fidelização”, revelou o diretor-geral da empresa ao Jornal de Negócios. O objetivo é reforçar a base de clientes e mitigar a queda de receitas registada no início do ano devido à pandemia. Este passe está disponível a partir desta segunda-feira e pode ser subscrito através do site da Eleven Sports e da “box” da Meo, mas também deverá estar em breve disponível na Nos, na Nowo e na Vodafone. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Radares apanham 600 mil infratores até setembro

Entre 1 de janeiro e 30 de setembro, mais de 600 mil condutores foram apanhados em excesso de velocidade nas estradas portuguesas, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Trata-se de um aumento de quase 25%. Caso estes autos venham todos a ser devidamente cobrados significam uma receita mínima de 6 milhões de euros, de acordo com os cálculos realizados pelo CM com base no valor mínimo da multa aplicável ao excesso de velocidade (60 euros). Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Marcelo, independentes e bolsas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião