Setor industrial da Zona Euro recupera em outubro para máximo de 27 meses

O setor industrial da Zona Euro continua a recuperar, mas há diferenças significativas entre países. Além disso, a segunda onda de infeções poderá colocar em causa esta recuperação.

O indicador da atividade da indústria da Zona Euro continuou em outubro a recuperação iniciada em julgo, após o choque inicial da crise pandémica. O PMI, que mede a pulsação da indústria transformadora, fixou-se nos 54,8 pontos na Zona Euro, atingindo um máximo de 27 meses, de acordo com os dados divulgados pela IHS Markit.

Apesar de se verificar uma recuperação no agregado da Zona Euro, há diferenças significativas entre países. A Alemanha surge como o país com o melhor desempenho, com o respetivo PMI a atingir um máximo de dois anos e meio.

Áustria, Itália e Espanha também tiveram crescimentos fortes, mas em França, Holanda e Irlanda a recuperação ficou aquém. No caso da Grécia, a indústria voltou a contrair. Não há dados para Portugal. Há mais novas encomendas, o que ajudou a aumentar as horas trabalhadas, mas os níveis de emprego continuam a descer.

Apesar desta recuperação, o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson, alerta que a “sustentabilidade desta recuperação” dependerá do comportamento dos consumidores e da resiliência do mercado de trabalho. “Dado que haverá uma segunda onda de infeções do vírus, [a recuperação] ainda está levará o seu tempo“, assinala Williamson.

Ainda assim, os empresários questionados sobre a produção futura mantiveram-se positivos pelo quinto mês consecutivo, principalmente na Alemanha e na Itália.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setor industrial da Zona Euro recupera em outubro para máximo de 27 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião