Produção industrial cresce 2,9% mas abranda em setembro

O índice de produção industrial cresceu 2,9% em setembro face ao mesmo mês do ano passado. Contudo, a evolução representa um abrandamento face ao crescimento observado em agosto de 2020.

A produção industrial em Portugal abrandou em setembro. Neste mês, o índice de produção industrial calculado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na variação homóloga fixou-se em 2,9%, uma desaceleração de 1,3 pontos percentuais face a agosto. A evolução “foi particularmente influenciada pelo agrupamento de Energia, sem o qual o índice agregado teve uma variação de -0,9%”, o que compara com os 2,3% do mês anterior.

Numa nota divulgada esta segunda-feira, em plena segunda vaga da pandemia da Covid-19, o instituto aponta que os grandes agrupamentos industriais tiveram “comportamentos díspares”. Enquanto a Energia apresentou “o contributo mais influente”, o agrupamento de “Bens de Consumo” contribuiu com 0,3 pontos percentuais. Já os “Bens de Investimento” e os “Bens Intermédios” apresentaram “contributos negativos, de -0,8 e -0,2 pontos percentuais”.

Na variação mensal, o índice de produção industrial registou uma queda de 3,8%, que compara com o crescimento de 10,4% observado em agosto. “Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram contributos negativos para a variação do índice total, exceto o da Energia”, destaca o INE. Já “o contributo negativo mais intenso partiu do agrupamento de Bens Intermédios (-2,1 pontos percentuais)”.

O objetivo do índice de produção industrial é “medir as variações do volume da produção em intervalos curtos e regulares”. De acordo com o INE, estes índices “são obtidos a partir do Inquérito Mensal à Produção Industrial, realizado por formulário eletrónico, junto de unidades estatísticas selecionadas a partir das empresas sediadas no território nacional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção industrial cresce 2,9% mas abranda em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião