Alemanha preocupada com “situação explosiva” nos EUA e possível crise
A ministra da Defesa da Alemanha alerta que os EUA podem estar à beira de “uma crise constitucional”, depois de Trump se ter declarado vencedor das eleições antes do final da contagem dos votos.
A Alemanha está preocupada com a “situação muito explosiva” nos Estados Unidos, onde Donald Trump se declarou vencedor das eleições presidenciais antes mesmo do final da contagem dos votos, disse esta quarta-feira a ministra da Defesa.
O resultado “desta eleição ainda não foi decidido, os votos ainda estão a ser contados”, observou Annegret Kramp-Karrenbauer, em declarações à estação de televisão pública alemã ZDF.
Os Estados Unidos podem estar à beira de “uma crise constitucional”, acrescentou.
O candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, disse esta quarta-feira que já ganhou as eleições, mas que os democratas estão a tentar “roubar” as eleições, prometendo recorrer ao Supremo Tribunal. “Vamos recorrer para o Supremo Tribunal e tentar parar a contagem de votos”, disse Trump, numa declaração na Casa Branca, perante uma audiência dos seus apoiantes.
Trump disse que está à frente em muitos estados e que a eleição já está ganha para os republicanos, mas que os democratas estão a tentar “roubar” esta eleição, através do lançamento de votos já depois do fecho das urnas.
“Na verdade, já ganhámos estas eleições”, disse Trump, mencionando números sobre a vantagem da sua candidatura em vários estados (Carolina do Norte, Pensilvânia, Michigan, Wisconsin) e o facto de ter vencido alguns estados importantes (Texas, Florida).
A equipa do candidato democrata, Joe Biden, reagiu afirmando que vai contrariar quaisquer esforços do rival republicano de recorrer ao Supremo Tribunal para evitar mais contagem de votos. Numa declaração, a candidatura democrata disse que a ameaça de Trump de recorrer ao Supremo Tribunal é “escandalosa, sem precedentes e incorreta”.
Segundo projeções dos principais media norte-americanos, o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, está à frente do Presidente norte-americano, Donald Trump, com 236 delegados contra 213 no Colégio Eleitoral.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha preocupada com “situação explosiva” nos EUA e possível crise
{{ noCommentsLabel }}