Programa de compra de dívida do BCE é “crucial”, diz Cristina Casalinho
A presidente do IGCP defende que o papel desempenhado pelos bancos centrais é fundamental para a capacidade de financiamento dos estados.
A presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP defende que a compra de dívida dos Estados europeus por parte do Banco Central Europeu (BCE) é “crucial”. Ainda assim, Cristina Casalinho destaca que continua a existir alguma incerteza, mesmo com o compromisso do BCE de manter programa.
Ter o BCE a comprar cerca de “80% das emissões brutas de dívida ou necessidades brutas de financiamento dos Estados europeus é crucial”, efeito que se nota também pelo facto de que, antes desta decisão, as “taxas de juro subiram de forma muito considerável”, reiterou a presidente do IGCP, na 16ª Conferência Anual da Ordem dos Economistas sobre o Orçamento do Estado para 2021.
Existem já compromissos por parte do banco central liderado por Christine Lagarde de que irá manter o programa de compras de dívida, esta é uma “variável em relação à qual existe incerteza”, nota Cristina Casalinho. O cenário é incerto, nomeadamente que o dinamismo das taxas de juro venha a ser alterado.
A presidente do IGCP sinaliza também que o “esforço de financiamento anual que tem de ser feito é bastante significativo”, sublinhando que as necessidades de financiamento do Estado foram “facilmente absorvidas” pelo mercado, nomeadamente por causa da decisão do BCE. Conclui assim apontando que “para a capacidade de financiamento dos estados é fundamental o papel desempenhado pelos bancos centrais”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Programa de compra de dívida do BCE é “crucial”, diz Cristina Casalinho
{{ noCommentsLabel }}