Banco de Inglaterra mantém taxas e aumenta programa de estímulos

  • Lusa
  • 5 Novembro 2020

Banco de Inglaterra manteve taxas de juro e aumentou o valor do programa de compras de dívida pública e privada em 150 mil milhões de libras para apoiar a economia britânica.

O Banco de Inglaterra manteve esta quinta-feira as taxas de juro e aumentou o valor do programa de compras de dívida pública e privada em 150 mil milhões de libras (165,42 mil milhões de euros) para apoiar a economia britânica.

Aquela entidade optou por aumentar este programa de flexibilização quantitativa para 875 mil milhões de libras (964,95 mil milhões de euros), tendo em conta a crise provocada pela pandemia da Covid-19.

O Comité de Política Monetária do banco emissor britânico votou por unanimidade a favor de não alterar o preço do dinheiro e de dar um maior contributo para o programa de alívio quantitativo.

O banco disse que a pandemia continua a atingir o emprego no país, os rendimentos e as despesas das famílias, pelo que optou por apoiar as famílias e as empresas, decidindo manter as taxas de juro inalteradas no Reino Unido.

De acordo com a entidade, a segunda vaga da Covid-19 pode tornar a recuperação económica mais difícil.

Além disso, o banco espera que a economia se contraia 2% no último trimestre de 2020, antes de recuperar no início do próximo ano.

A medida desta quinta-feira foi tomada no mesmo dia em que a Inglaterra inicia um confinamento a nível nacional que durará até 02 de dezembro para conter a propagação da covid-19.

Como medida para evitar o colapso do emprego, o Governo britânico decidiu prorrogar até dezembro o regime de ajuda aos trabalhadores, implementado no final de março, através do qual este regime proporciona até 80% dos salários.

O Reino Unido enfrenta uma segunda vaga da Covid-19 e na quarta-feira registou 492 mortes, o número diário mais elevado desde 19 de maio – quando foram registadas 500 mortes – e agora totaliza 47.742 mortes desde o início da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Inglaterra mantém taxas e aumenta programa de estímulos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião