Japão quer transformar Tóquio num centro financeiro internacional
Uso da língua inglesa entre as instituições financeiras no Japão não é tão alargado como em Hong Kong ou Singapura. País quer colmatar essa lacuna, dando projeção a Tóquio.
O Japão quer conquistar terreno no mundo dos negócios globais e o Governo anunciou que vai criar uma equipa especial em inglês para transformar Tóquio numa “cidade financeira internacional”.
A decisão, anunciada pelo ministro das Finanças japonês, Taro Aso, surge num contexto em que os problemas políticos e distúrbios sociais em Hong Kong podem dar a Tóquio a possibilidade de atrair atividades que até agora funcionavam na cidade semi-autónoma chinesa.
A equipa vai começar a funcionar em janeiro e uma das primeiras missões vai ser rever as regulações e procedimentos para o registo das empresas financeiras no Japão e facilitar a comunicação em inglês.
“Tendo em conta a posição do Japão na sociedade financeira internacional e os distúrbios em Hong Kong (…) é muito importante que a economia japonesa se esforce para trazer [essa concentração de entidades financeiras] para o Japão”, afirmou Aso.
“Vamos proporcionar apoios desde as consultas prévias para o registo dos negócios estrangeiros até acelerar os procedimentos de registo“, acrescentou o ministro, em conferência de imprensa.
Japão é a terceira economia mundial, mas o uso da língua inglesa entre as instituições financeiras não é tão alargado como em Hong Kong ou Singapura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Japão quer transformar Tóquio num centro financeiro internacional
{{ noCommentsLabel }}