Hoje nas notícias: Apoios públicos, caso BES e défice

  • ECO
  • 9 Novembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A despesa pública dos países europeus para combater a pandemia é uma das manchetes dos jornais nacionais, tal como o reforço dos apoios públicos às empresas anunciados pelo Governo. Em destaque estão ainda a venda de uma quinta de luxo arrestada a um ex-administrador do BES, o adiamento da criação de quadro de praças no Exército ou a procura por cursos de piloto.

Apoios a fundo perdido deviam ter avançado mais cedo, lamenta Saraiva

O Governo vai dar subsídios e crédito a fundo perdido às empresas, tal como a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs em abril. Para o presidente da CIP, António Saraiva, é uma medida “útil, mas que vem tarde”, lamenta António Saraiva. “O Governo deveria ter lançado mais cedo este conjunto de medidas no terreno e seguramente teríamos evitado alguma degradação empresarial e teríamos salvado mais alguns empregos”, destaca. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Quinta de luxo arrestada a ex-administrador do BES e à venda por um milhão

O ex-administrador do BES, Amílcar Morais Pires, tem à venda num site de leilões uma quinta milionária em Alenquer, na zona de Lisboa, por cerca de 1,09 milhões de euros. O imóvel em questão está arrestado ao ex-administrador do BES acusado no caso Grupo Espírito Santo (GES) desde maio de 2015. O ex-administrador do BES vendeu em 2009 a propriedade, intitulada “Quinta do Boiro”, ao fundo ACIF por 3,2 milhões de euros. Segundo a acusação do Ministério Público no caso GES, Amílcar Morais Pires é o dono real do fundo ACIF. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Portugal entre os que menos gastam no combate à crise

Por todo o mundo, os países tiveram de recorrer aos orçamentos públicos para tentar responder à pandemia de Covid-19. Portugal está entre os países europeus que menos gastam no combate imediato à crise, o que poderá comprometer a recuperação da economia nacional. Em média, o défice orçamental nas economias avançadas devido à pandemia irá piorar cerca de 7,3%, enquanto, em Portugal, o agravamento será de 3,2%. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Governo adia novamente criação de quadro de praças no Exército

A criação de um quadro permanente de praças no Exército e na Força Aérea vai ser, novamente, adiada e já não deverá acontecer este ano. A decisão é esperada pelas Forças Armadas — que considera que é necessária para atrair e reter jovens para a carreira militar — e já foram pedidos estudos de viabilidade (que foram entregues dentro do prazo exigido). No entanto, o Ministério da Defesa pediu ao Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) que avalie estes estudos, adiando o processo. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Cursos de piloto mantém procura apesar da crise na aviação

Mesmo com Portugal e o mundo a enfrentar uma crise em precedentes na aviação, o curso de piloto continuam a ter procura. O futuro incerto do setor não está a penalizar a procura, com muitas pessoas a apostar nesta área de formação e a quebra de alunos nacionais está a ser compensada por estrangeiros. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Apoios públicos, caso BES e défice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião