Preços sobem 1,1% na Zona Euro em dezembro
A taxa de inflação homóloga na Zona Euro foi de 1,1%, em dezembro. A subida dos preços dos combustíveis para transporte explica o aumento dos preços na região.
A taxa de inflação homóloga na Zona Euro foi de 1,1%, em dezembro último, e a da União Europeia (UE) de 1,2%, face aos 0,6% de novembro em ambos os blocos, divulgou hoje o Eurostat.
A taxa de inflação homóloga subiu ainda quando comparada com a registada em dezembro de 2015: 0,2% na Zona Euro e na UE.
Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, houve registo de taxas negativas em três Estados-membros: Bulgária (-0,5%), Irlanda (-0,2%) e Roménia (-0,1%).
A Estónia (2,4%), a Bélgica (2,2%), a República Checa e a Letónia (2,1% cada) registaram os maiores aumentos de preços, em dezembro de 2016.
Na comparação com novembro, os preços homólogos baixaram num Estado-membro, mantiveram-se estáveis noutro e subiram em 26, incluindo Portugal, que teve uma taxa de inflação de 0,9%.
As subidas dos preços dos combustíveis para transporte (0,21 pontos percentuais), dos legumes (0,07 pontos) e dos combustíveis líquidos (0,05 pontos) foram as que mais tiveram impacto na taxa de inflação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços sobem 1,1% na Zona Euro em dezembro
{{ noCommentsLabel }}