5 coisas que vão marcar o dia

Marcelo chama partidos para falar do OE 2021 e Augusto Santos Silva vai ao Parlamento preparar o Conselho Europeu. Na economia, há dados da construção e aviação.

Começa esta terça-feira o prazo para os restaurantes pedirem o novo apoio para o setor, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa começa a receber os partidos com assento parlamentar. Na economia, há dados económicos sobre a produção da construção na Europa e o transporte aéreo em Portugal.

Restaurantes já se podem registar para receber novo apoio

Os restaurantes que estejam a sofrer quebras na faturação por causa do endurecimento das medidas de luta contra a Covid-19 já podem dar início ao processo de requerimento do novo apoio excecional anunciado pelo Governo. O primeiro passo é registarem-se no Balcão 2020, de modo a que, no próximo dia 25, estejam prontos para pedir a ajuda correspondente a 20% do recuo das receitas. Também as micro e pequenas empresas com quebras superiores a 25% podem começara a fazer esse registo.

Marcelo chama partidos para falar do OE 2021

As discussões sobre o Orçamento do Estado para 2021 estão a aproximar-se do fim. Depois de os partidos terem apresentado as propostas de alteração, o Presidente da República marcou uma série de encontros para os próximos dois dias. Decorrerão por ordem crescente de representação parlamentar pelo que vai começar, esta terça-feira às 15h30, pela Iniciativa Liberal, seguindo-se o Chega, o Partido Ecologista “Os Verdes” e o Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

Augusto Santos Silva no Parlamento

No Parlamento, realiza-se a audição do ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva na Comissão de Assuntos Europeus. O encontro começa com a preparação do Conselho Europeu, marcado para 19 de novembro e que terá como tema a resposta da União Europeia à pandemia de Covid-19. Esta irá acontecer numa altura de impasse para a “bazuca” europeia depois de o Governo húngaro ter anunciado que vai vetar a versão final acordada entre a presidência alemã e o Parlamento Europeu.

Construção europeia já reage à retoma

A produção na construção na Zona Euro continua abaixo dos níveis pré-pandemia e tem vindo a acompanhar os avanços e recuos no combate ao vírus. Em agosto, o indicador avançou 2,6% na Zona Euro e 2,4% na UE em comparação com o mês anterior, tendo em Portugal o crescimento sido menos pronunciado (1,8%), segundo dados do Eurostat. O gabinete de estatísticas europeu divulga esta terça-feira dados referentes a setembro (mês em que a segunda vaga ainda não se fazia sentir na Europa).

Aviação portuguesa penalizada pela pandemia

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai também publicar um relatório da Atividade dos Transportes referente a setembro. Estas estatísticas rápidas incluem dados do transporte aéreo, que poderão permitir perceber o impacto da pandemia na aviação, numa altura em que o plano de reestruturação da TAP está a ser ultimado para ser apresentado em Bruxelas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião