Wall Street afasta-se de recorde. Desemprego voltou a subir

As bolsas norte-americanas estão a perder valor, depois de o Departamento do Trabalho ter revelado um aumento no número de pedidos de subsídio de desemprego na última semana.

As bolsas norte-americanas estão a perder valor, reagindo negativamente à imposição de novas medidas de confinamento para travar a pandemia nos EUA e em várias regiões do globo. Os investidores também estão a afastar-se de ativos de maior risco perante o aumento do número de pedidos de subsídio de desemprego na última semana, um sinal pouco animador sobre o mercado laboral.

O S&P 500 e o Dow Jones estão novamente a afastar-se dos recordes alcançados esta semana, depois de duas vacinas experimentais contra a Covid-19 terem gerado resultados muito acima das expectativas, ditando o tom daquilo que se espera que seja o início do fim da pandemia. Mas a euforia dos investidores resfriou. O índice de referência está a cair 0,38%, para 3.554,28 pontos, enquanto o índice industrial perde 0,45%, para 29.307,2 pontos. O tecnológico Nasdaq cede 0,13%, para 11.786,39 pontos.

Antes da abertura das bolsas, o Departamento do Trabalho revelou que o número de pedidos de subsídio de desemprego nos EUA, ajustado ao efeito da sazonalidade, atingiu os 742 mil na semana passada, uma subida face aos 711 mil registados na semana anterior. Este indicador continua significativamente acima da média do período pré-pandemia e há várias semanas que o número vinha a cair lentamente, pelo que a subida está a causar nervosismo nos mercados de capitais.

Entre as empresas em queda está a Amazon, que desvaloriza 0,49%, assim como a Apple, cujas ações recuam 0,29%. A Tesla continua em destaque, beneficiando da decisão anunciada esta semana de que a fabricante vai mesmo ser integrada no S&P 500, já no próximo dia 21 de dezembro. Os títulos da empresa presidida por Elon Musk estão a ganhar 2,43%, para 498,46 dólares.

Na indústria, a Boeing volta a destacar-se com uma valorização acima de 1%, para 205,4 dólares. Na quarta-feira, o regulador norte-americano da aviação civil deu novamente “luz verde” ao 737 Max, um modelo de avião cujos voos foram suspensos após dois desastres que mataram mais de três centenas de pessoas.

Em destaque estão também os títulos da rede social Joyy. As ações estão a recuperar quase 20%, depois de a empresa ter refutado um relatório de um investidor com uma posição curta sobre a cotada, que tinha levado o seu preço a afundar mais de 26% na sessão anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street afasta-se de recorde. Desemprego voltou a subir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião