Governo proíbe circulação entre concelhos nos feriados. Aulas suspensas e tolerância de ponto nas vésperas
Devido aos feriados de 1 e 8 de dezembro, o Governo decretou proibição de circulação entre concelhos. Nas vésperas dos feriados não haverá aulas e a função pública tem tolerância de ponto.
O Governo definiu novas medidas para os próximos 15 dias, algumas delas especificamente para os feriados de dezembro que permitem fazer “ponte”. Para evitar a propagação do vírus, ficará proibida a circulação entre concelhos, sendo que nas vésperas dos dias 1 e 8 haverá tolerância de ponto para os funcionários públicos, enquanto as escolas vão ser encerradas.
“Vamos ter dois feriados, a 1 e 8 de dezembro, e muitas vezes os feriados convidam à realização de pontes. Em todo o continente, entre as 23h do dia 27 de novembro e as 5h do dia 2 de dezembro, e entre as 23h do dia 4 de dezembro e as 5h do dia 9 de dezembro, vigorará a proibição de circulação entre concelhos“, anunciou o primeiro-ministro, em conferência de imprensa.
“Quando proibimos a circulação entre concelhos, não está demonstrado que é a circular nas autoestradas nem a ir à ‘terra’ que as pessoas se contaminam. O que está demonstrado é que quanto maior é o número de deslocações e o número de contactos, maior é a possibilidade de transmissão do vírus”, justificou António Costa. “Portanto, temos de limitar ao mínimo possível as deslocações e todos os contactos e eliminar tudo o que é possível eliminar de deslocações e ajuntamentos que não sejam absolutamente essenciais”.
Relativamente às “segunda-feiras que antecedem os feriados”, continuou António Costa, foi determinada a “suspensão das atividades letivas a 30 de novembro e 7 de dezembro”.
Além disso, o Governo decidiu dar “tolerância de ponto à Administração Pública” e apela ao setor privado para que “suspenda a sua laboração”, de forma a que haja “no início de dezembro quatro dias com risco de circulação reduzida”, explicou o primeiro-ministro.
Na mesma conferência de imprensa, António Costa anunciou ainda dois novos níveis de risco — “muito elevado” e “extremamente elevado” –, bem como medidas específicas para cada concelho, de acordo com o nível de risco em que estes se inserem. Esta semana vão ser anunciadas mais medidas de apoio à restauração, mas também no que toca às rendas comerciais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo proíbe circulação entre concelhos nos feriados. Aulas suspensas e tolerância de ponto nas vésperas
{{ noCommentsLabel }}