Vacina e fusões animam bolsas. Galp puxa por Lisboa

Vacina da Astrazeneca contra a Covid-19 e vaga de fusões na banca dão ânimo aos investidores na primeira sessão da semana. Lisboa acompanha ganhos à boleia da Galp.

Os mercados asiáticos fecharam em alta e dão a tónica positiva para a abertura das bolsas europeias. Os investidores estão animados com a vaga de fusões na banca e com a atualização em relação à vacina da AstraZeneca, que pode ser mais uma a entrar brevemente no mercado para travar a pandemia.

O PSI-20, o principal índice português, sobe 0,35% para 4.438,3 pontos, com dez cotadas em terreno positivo. A petrolífera Galp lidera os ganhos nos primeiros minutos de negociação em Lisboa, valorizando 1,92% para 9,022 euros. O setor do gás e petróleo europeu é quem mais valoriza esta segunda-feira.

Entre os pesos pesados, nota ainda para o BCP, que soma 0,72% para 0,1116 euros, num dia em que o setor europeu volta a agitado por notícias de fusões e aquisições: o francês Crédit Agrícole lançou uma oferta para comprar o banco italiano Credito Valtellinese, pagando um prémio de 20% face ao fecho de sexta-feira.

Mota-Engil e CTT também estão em alta de cerca de 1,5%. No caso do operador dos correios, é um prolongamento do bom desempenho da última sessão, em que ganhou 4%, depois de o ECO ter noticiado que o Governo se prepara para entrar no capital da empresa liderada por João Bento.

Do lado das perdas, EDP e EDP Renováveis recuam em torno de 0,4%, sendo que o pior registo é da Novabase: os títulos da tecnológica deslizam mais de 3%.

Lisboa acompanha o bom arranque europeu. O Stoxx 600, o índice de referência do Velho Continente, avança 0,6%. O francês Cac-40 e o Ibex-35 estão em alta de 0,9% e 0,7%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina e fusões animam bolsas. Galp puxa por Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião