Deputados aprovavam 48 maiorias negativas em dois dias de votação do Orçamento na especialidade

O Ministério das Finanças fez as contas e chegou à conclusão que em dois dias de votações o PSD ajudou a aprovar maiorias negativas com um custo de 60 milhões de euros.

João Leão está de calculadora em mãos a fazer contas, euro e euro, às maiorias negativas que estão a ser formadas na Assembleia da República.

De acordo com um comunicado do Ministério das Finanças enviado às redações, “no segundo dia de votações na especialidade, segunda-feira, 23 de novembro, o PSD fez aprovar através de coligações negativas 27 propostas. O impacto preliminar estimado na despesa é superior a 40 milhões de euros”.

No primeiro dia de votações as Finanças já tinham identificado 21 maiorias negativas, e um custo para os cofres públicos de 20 milhões. O somatório é feito por João Leão: “Nos primeiros dois dias de votações o impacto já é superior a 60 milhões euros”.

As ditas maiorias negativas acontecem quando os partidos da oposição juntam-se numa maioria na Assembleia da República para fazer aprovar uma proposta à revelia da vontade do Governo ou do partido que o suporta no Parlamento, neste caso o PS.

Em dois dias de votações, já foram aprovadas um total de 48 maiorias negativas, e tendo em conta o impacto total calculado pelas Finanças, cada maioria negativa tem representado um custo adicional médio no Orçamento de 1,25 milhões de euros.

O total de 60 milhões de euros identificados pelas Finanças equivale a 0,04% da despesa pública prevista para 2021.

As votações na especialidade das propostas do Orçamento do Estado continuam nesta quarta-feira e está prevista para amanhã a votação final global do documento no Parlamento.

As maiorias negativas do segundo dia de votações

Fonte: Finanças

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deputados aprovavam 48 maiorias negativas em dois dias de votação do Orçamento na especialidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião