Jerónimo afasta figura do secretário-geral adjunto. Confirma João Ferreira como possível sucessor, mas só depois das Presidenciais

O secretário-geral do PCP garantiu que contribuirá para o partido "até ao limite", afastando a hipótese de criar a figura de adjunto. João Ferreira pode ser sucessor, mas só depois das eleições.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, revelou à SIC Notícias que o partido não está a pensar em criar a figura do secretário-geral adjunto e admitiu que João Ferreira é um dos nomes possíveis como seu sucessor, mas só depois das Presidenciais.

“O que posso dizer aqui à SIC é que essa questão do secretário-geral adjunto não está colocada”, começou por assegurar o líder comunista.

Numa altura em que decorre o segundo dia do congresso do PCP em Loures, o tema da sucessão de Jerónimo de Sousa é um dos que tem merecido maior atenção. Mas o secretário-geral do PCP não deu sinais de querer afastar-se já do partido: “A única certeza e garantia que dou é que, da minha parte, estarei alinhado para dar a minha contribuição até ao limite, para que este partido se reforce e tenha um papel importante na sociedade portuguesa.”

Um dos nomes apontados para a sucessão tem sido o de João Ferreira, candidato à Presidência da República pelo PCP, que teceu este sábado duras críticas a Marcelo Rebelo de Sousa e foi amplamente aplaudido no congresso. Questionado sobre se é um dos nomes a ter em conta na sucessão, Jerónimo de Sousa confirmou essa hipótese, mas chutou o tema para depois das eleições.

“João Ferreira está empenhadíssimo agora na candidatura às Presidenciais. Em relação ao futuro, naturalmente, terá de ser considerado no quadro das soluções”, afirmou o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

O PCP está reunido em congresso desde sexta-feira e até domingo em Loures. O próprio João Ferreira já tinha dito na sexta-feira ao Observador (acesso pago) que seria secretário-geral adjunto do PCP e apontou não acreditar que essa figura venha a ser criada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo afasta figura do secretário-geral adjunto. Confirma João Ferreira como possível sucessor, mas só depois das Presidenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião