Produção industrial aumenta 2,7% em 2019, menos do que no ano anterior

  • Lusa e ECO
  • 7 Dezembro 2020

Atividades que registaram os contributos positivos mais significativos para o crescimento verificado no total da indústria foram a fabricação de veículos automóveis e as indústrias alimentares.

O total de vendas de produtos e prestação de serviços na indústria aumentou 2,7% em 2019, desacelerando face ao ano anterior, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo as Estatísticas de Produção Industrial divulgadas pelo INE, em 2018 o crescimento da produção aumentou 7,1% (mais 4,4% que em 2019).

As atividades que registaram os contributos positivos mais significativos para o crescimento verificado no total da indústria foram a fabricação de veículos automóveis e as indústrias alimentares com subidas de 1,5 pontos percentuais e 0,4 pontos percentuais, respetivamente.

As indústrias alimentares e a fabricação de veículos automóveis reboques, semirreboques e componentes para veículos automóveis, apresentaram o primeiro e segundo maior peso no total de vendas e prestação de serviços, totalizando 11,9 mil milhões de euros e 11,7 mil milhões de euros, respetivamente.

Ambas as divisões, segundo o INE, registaram variações positivas, de 3,2% e 13%, respetivamente (3,9% e 33,3% pela mesma ordem, em 2018).

Por outro lado, as atividades que contribuíram negativamente foram a eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, com um decréscimo de 0,5 pontos percentuais e as indústrias metalúrgicas de base e a indústria do couro e dos produtos de couro, ambas com um declínio de 0,2 pontos percentuais.

Estas divisões registaram variações negativas, de 9,7%, 7,3% e 5,8%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção industrial aumenta 2,7% em 2019, menos do que no ano anterior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião