773 mil trabalhadores perdem turnos por causa da pandemia

  • ECO
  • 12 Dezembro 2020

No verão, o número de trabalhadores com turnos baixou 7,6% num período em que o número de postos de trabalho baixou 3%.

O número de trabalhadores que fazia turnos vinha a crescer há uma década, mas a pandemia interrompeu essa tendência. Com o funcionamento dos estabelecimentos a meio-gás, a necessidade de trabalhar no serão, à noite, ao sábado e ao domingo deixou de existir para 773 mil trabalhadores este verão, de acordo com o Jornal de Notícias deste sábado.

Segundo o jornal, que cita dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o trabalho por turnos cresceu 31% entre 2011 e 2019. Contudo, em 2020, no terceiro trimestre, que engloba o verão, o número de trabalhadores com turnos baixou 7,6% num período em que o número de postos de trabalho baixou 3%. A descida é mais expressiva nos que trabalham à noite (-27,6%), seguindo-se o serão (-20,6%), ao domingo (-14%) e ao domingo (-13,5%).

Se em alguns setores como a saúde as horas extraordinárias estão a bater recordes, no caso dos setores ligados ao turismo, como é o caso da restauração, alojamento e comércio, a necessidade de horas extra foi reduzida não só pelo menor número de turistas, mas também pelas restrições introduzidas por causa da pandemia. Além disso, o desemprego e o lay-off simplificado também contribuem para explicar este fenómeno, ao lado da quebra da procura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

773 mil trabalhadores perdem turnos por causa da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião