Hoje nas notícias: Anacom, pensões e a vacina

  • ECO
  • 16 Dezembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Uma sondagem mostra que o número de portugueses que pretendem ser vacinados contra o coronavírus está a diminuir, em linha com aqueles que consideram o vírus “muito perigoso”. Outra sondagem aponta para a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa na corrida a Belém, com 68%. A Anacom está prepara para ações judiciais das operadoras, enquanto o Parlamento atenua os cortes nas pensões após o desemprego prolongado. Conheça as principais notícias que estão a marcar o dia.

Anacom tem 110 milhões para fazer face a ações em tribunal

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) tem 109,9 milhões de euros disponíveis para fazer face a processos judiciais dos operadores de telecomunicações. Este valor, que nunca foi tão elevado, resulta de uma espécie de “ciclo vicioso” que tem levado as empresas a impugnarem repetidamente o valor das taxas de regulação que lhes são aplicadas anualmente pelo exercício da atividade. No final do ano passado havia 165 processos judiciais contra a Anacom. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Orçamento atenua cortes nas pensões após desemprego

Durante as votações do Orçamento do Estado para 2021, foi aprovada uma proposta do PS que alivia os cortes das pensões por desemprego de longa duração a quem se reformar antes dos 62 anos. Nos pedidos de reforma antecipada por desemprego de longa duração, o número de meses em que foi decretado o estado de contingência não é contabilizado para efeitos do cálculo do fator de redução” de 0,5% por mês que falta até aos 62 anos, “até ao limite de 12 meses”. Isto poderá representar um alívio de até 6% na redução a aplicar. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Norte quer gerir fundos da bazuca europeia

Com a “luz verde” à bazuca europeia, depois das negociações com a Polónia e a Hungria, está mais perto o “cheque” que pretende ajudar à recuperação da crise pandémica. São muitos milhares de milhões de euros que o Norte quer ter o poder de gerir. O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-Norte) propõe um modelo de gestão mais flexível que permite à região ter autonomia sobre a aplicação das verbas comunitárias. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Marcelo reeleito. Sondagem aponta para vitória com 68%

Uma sondagem da Católica-CESOP para a RTP e para o Público aponta que Marcelo Rebelo de Sousa seria reeleito presidente da República com 68% dos votos se as eleições fossem hoje, pouco mais de um mês antes da data em que terão lugar. Os portugueses colocam Ana Gomes no segundo lugar, com 13% das intenções de voto, ficando à frente de André Ventura, o terceiro classificado nesta corrida a Belém. Líder do Chega poderá obter 8% dos votos. Leia a notícia completa na RTP ou no Público

Só 61% dos portugueses querem ser vacinados já contra a Covid-19

Parece haver menos portugueses que pretendem ser vacinados contra o coronavírus. De acordo com um inquérito, 8% não querem, de todo, ser vacinados contra a doença, enquanto 24% preferem esperar mais algum tempo. Só 61% dos inquiridos disseram estar disponíveis para receber a vacina assim que forem chamados. Estes números podem ser explicados pelo facto de, em comparação com um inquérito feito em abril, a percentagem de pessas que consideram o vírus “muito perigoso” desceu para os 73% (87% em abril). Leia a notícia completa no Público ou na RTP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Anacom, pensões e a vacina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião