Nos emite 100 milhões de euros em dívida sustentável com maturidade em 2026

A Nos vai emitir 100 milhões de euros em papel comercial com maturidade em 2026. A dívida estará indexada ao desempenho da Nos em critérios ligados à sustentabilidade.

A Nos NOS 0,33% vai emitir 100 milhões de euros em dívida associada ao seu desempenho ao nível da sustentabilidade, a primeira linha de financiamento deste tipo lançada pela operadora. O papel comercial terá a maturidade em 2026, anunciou o grupo numa nota enviada à CMVM.

Segundo a Nos, “os termos acordados incluem uma componente relativa ao desempenho e classificação ESG [Environmental, Social and Corporate Governance] da Nos, certificada pela VigeoEiris”. “Com esta operação, a Nos liga de forma tangível uma parte do seu custo de financiamento ao seu desempenho ao nível da sustentabilidade”, acrescenta a empresa.

A operação conta com o BBVA como intermediário financeiro. A Nos salienta que mantém um custo médio da dívida de 1,2% nos termos reportados para os primeiros nove meses do ano e que apresenta um rácio de dívida líquida face ao EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) após leasings de 1,4 vezes.

Segundo a Nos, a VigeoEiris classifica a Nos como “a quinta melhor empresa de telecomunicações na Europa” entre um total de 41 empresas avaliadas: “A Nos foi classificada com o nível de ‘Advanced’, obtendo uma pontuação de 60 em 100.”

A certificação ao nível dos objetivos ESG incide sobre seis dimensões, nomeadamente o comportamento da empresa, direitos humanos, ambiente, envolvimento com a comunidade, governo da sociedade e recursos humanos. A Nos assegura que esta será a primeira operação do género por parte de uma empresa de telecomunicações no mercado português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos emite 100 milhões de euros em dívida sustentável com maturidade em 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião