EDP Renováveis conclui venda de ativos eólicos em Espanha à Finerge por 450 milhões de euros

  • Lusa
  • 15 Dezembro 2020

Esta operação abrange sete parques eólicos em operação em Espanha, nas regiões de Ávila e Catalunha, sendo que a totalidade do portfólio "apresenta uma vida média em operação de nove anos.

A EDP Renováveis concluiu a venda de ativos eólicos em Espanha ao grupo Finerge por 450 milhões de euros, adiantou esta terça-feira a empresa, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O negócio foi comunicado ao mercado em 10 de agosto, recordou a empresa, indicando que, à data de hoje está “concluída a venda da sua participação acionista total, num portfólio operacional de tecnologia eólica `onshore` [em terra] com 242 MW [megawatts] de capacidade instalada em Espanha, ao grupo Finerge, por um valor total de aproximadamente 450 milhões de euros (`equity value`)”, lê-se na mesma nota.

Em agosto, a EDPR anunciou que tinha chegado a acordo para a venda da totalidade da sua participação acionista e empréstimos do portfólio eólico `onshore` (em terra) operacional, em Espanha, ao grupo Finerge, referindo nessa altura um valor de 426 milhões de euros para a operação.

A conclusão deste negócio, hoje divulgada, “faz parte da estratégia de rotação de ativos para o período 2019-22, contemplada no `Strategic Update` anunciado a 12 de março de 2019”, recordou a empresa.

O grupo, agora liderado por Rui Teixeira – depois de Manso Neto ter siso suspenso de funções no âmbito do `caso EDP` -, precisou em agosto que, com esta transação, já executou mais de 40% do objetivo de quatro mil milhões de euros de rotação de ativos para o período 2019-2022.

“Este acordo é um grande marco para nós, pois não só mostra que somos capazes de gerar valor através do desenvolvimento e gestão de projetos, mas também que o mercado reconhece a qualidade dos nossos ativos”, afirmou Rui Teixeira, numa nota enviada às redações.

O presidente executivo interino da EDPR notou ainda que esta operação permite dar continuidade ao plano de negócios, graças à estratégia de rotação de ativos que permite rentabilizar os parques da empresa “antes de chegarem ao fim da sua vida útil, sempre com o objetivo de acelerar o investimento e, por isso, o crescimento”.

Esta operação abrange sete parques eólicos em operação em Espanha, nomeadamente, nas regiões de Ávila e Catalunha, sendo que a totalidade do portfólio “apresenta uma vida média em operação de nove anos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis conclui venda de ativos eólicos em Espanha à Finerge por 450 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião