APEMIP antecipa crescimento de 30% no mercado imobiliário em 2017

  • Lusa
  • 21 Janeiro 2017

À boleia de um bom ano no Turismo, Luís Lima, presidente da APEMIP, antecipa um crescimento de 30% do mercado imobiliário. Mas deixa o recado ao Governo: é preciso agilizar os vistos 'gold'.

O presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, antecipa um crescimento de 30% no mercado imobiliário para 2017, à boleia de um bom ano no turismo. Mas deixa o alerta ao Governo ainda assim é preciso agilizar os processos de vistos ‘gold’.

“Prevejo [um crescimento de] 30%. Se o Estado não fizer asneiras, se deixar o mercado funcionar, vamos crescer, porque Portugal está com um potencial enorme. Vai ser um bom ano para o turismo, pelo que vai ser bom para nós”, indicou Luís Lima, em entrevista à Lusa, recordando que o turista em Portugal “gosta de se fidelizar e adquire imobiliário”.

Prevejo [um crescimento de] 30%. Se o Estado não fizer asneiras, se deixar o mercado funcionar, vamos crescer, porque Portugal está com um potencial enorme.

Luís Lima

Presidente da APEMIP

O imobiliário ajuda o turismo porque mantém o turista mais tempo”, defendeu.

Com o setor em alta, o responsável admitiu a abertura de novas imobiliárias e espera que o setor cresça sobretudo com empresas licenciadas.

“À medida que há recuperação económica, um grupo de empresas pequeninas cresce muito facilmente, quando há uma crise económica também desaparecem muito facilmente”, disse Luís Lima, antecipando que algumas ruas no Algarve se voltem a encher de mediadores.

Acerca do alojamento local, Luís Lima considera que ajudou à reabilitação das cidades e, se houve casas a migrarem para os arrendamentos de curta duração, é porque “não houve trabalho de casa na criação de incentivos fiscais para tornar o arrendamento tradicional mais compensador”.

Governo tem que agilizar os vistos ‘gold’

O tema dos vistos ‘gold’ foi também focado. Luís Lima diz que o Governo tem que agilizar os processos de vistos ‘gold’ sob o risco do país ficar sem investimento, sobretudo chinês.

“Espero que no espaço de um mês o Governo português tome uma decisão sobre esta questão, porque precisamos deste investimento como de pão para a boca até porque o investimento chinês atinge proporções mais elevadas”, afirmou o dirigente da APEMIP.

Espero que no espaço de um mês o Governo português tome uma decisão sobre esta questão, porque precisamos deste investimento como de pão para a boca até porque o investimento chinês atinge proporções mais elevadas

Luís Lima

Presidente da APEMIP


O “Governo tem de exigir responsabilidades” sobre processos que não avançam, defendeu o dirigente em entrevista à agência Lusa, referindo que desde o “célebre escândalo, muita gente foge” por recear más interpretações.

O processo dos vistos ‘gold’, cujo julgamento, em que é arguido o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo, arranca a 13 de fevereiro, depois de ter estado inicialmente marcado para 10 de janeiro.

Esta investigação está relacionada com a aquisição de vistos por cidadãos estrangeiros interessados em investir e residir em Portugal, estando em causa indícios de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência.

Já não chegam só palavras, o Governo tem de agir”, disse o líder da APEMIP, resumindo ser “essencial e imprescindível recuperar os investidores chineses”.

Luís Lima recordou que em setembro chamou atenção para a questão da diminuição das autorizações de residência para a atividade de investimento (ARI) a cidadãos chineses e considerou que a situação “não foi mais terrível”, porque foi atenuada por investimento brasileiro e francês.

Os maiores investidores mundiais em imobiliário são chineses”, notou Luís Lima, que admite deixar a China de fora das suas deslocações profissionais por achar que “pode não ter condições para vender o país”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APEMIP antecipa crescimento de 30% no mercado imobiliário em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião