Pfizer antecipa entrega de vacinas contra a Covid-19. Portugal recebe 79 mil doses ainda este ano

Portugal vai receber, este ano, mais vacinas contra a Covid-19 do que o esperado. Pfizer vai fornecer 70 mil doses extra, que chegam dia 28 de dezembro.

A ministra da Saúde adiantou que a Pfizer antecipou o calendário de entregas de vacinas, sendo que ainda este ano vai ser possível receber mais 70.200 doses do que estava previsto, que eram apenas 9.750. Assim, neste mês de dezembro, teremos a chegada ao país da nova vacina da Pfizer de quase 80 mil doses.

As primeiras doses da vacina da Pfizer vão chegar a Portugal no dia 26 de dezembro, para começarem a ser administradas no dia 27, explicou Marta Temido, numa conferência de imprensa convocada para dar esta atualização. Já aquelas do novo carregamento chegam dia 28, dois dias depois das primeiras.

Esta entrega, de cerca de 79 mil doses, vai permitir vacinar 60% dos profissionais de saúde identificados já no primeiro momento, indicou a ministra da Saúde. Estes profissionais serão os primeiros portugueses a ser vacinados, nomeadamente aqueles dos Centros Hospitalares de São João, do Porto, de Coimbra, de Lisboa-Norte e de Lisboa-Central.

Marta Temido aponta ainda que, com esta antecipação do calendário, se poderá alargar o universo abrangido, sendo que “se espera atingir todos hospitais do Serviço Nacional de Saúde com esta primeira entrega de vacinas”. Apesar desta mudança, o número total de vacinas que Portugal vai receber no primeiro trimestre do ano não se deverá alterar, sublinhou a ministra da Saúde.

(Notícia atualizada às 19h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pfizer antecipa entrega de vacinas contra a Covid-19. Portugal recebe 79 mil doses ainda este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião