41% da energia usada para aquececimento em Portugal já é renovável

Quando toca a usar renováveis para aquecer e arrefecer a casa, Portugal está no topo da tabela, revela o Eurostat, acima da média Europeia. A Suécia lidera com 66,1% de energia limpa no aquecimento

De acordo com os dados do Eurostat divulgados esta terça-feira, em 2019 as energias renováveis ​​representaram 22,1% do uso total de energia para aquecimento e refrigeração na União Europeia, um aumento face aos 21,2% registados no ano anterior . Em Portugal esta percentagem foi quase o dobro da média europeia: 41,6%. Há uma década, em 2010, era de apenas 24%.

Entre 2004 e 2019, a quota da UE de energia proveniente de fontes renováveis ​​para aquecimento e refrigeração (residências, processos industriais, hospitais, escolas, etc.) quase duplicou, de 11,7% para 22,1%.

Revela o Eurostat que entre os diferentes Estados-Membros, a quota de energia renovável para aquecimento e refrigeração representou mais da metade do total na Suécia (66,1%), Letónia (57,8%), Finlândia (57,5%) e Estónia (52,3%). Fora da UE, a Islândia registou uma parcela muito elevada de energia limpa, na ordem dos 79,4%.

Do outro lado da tabela, os países da UE com 10% ou menos de renováveis ​​no aquecimento e arrefecimento foram a Irlanda (6,3%), os Países Baixos (7,1%), a Bélgica (8,3%) e o Luxemburgo (8,7%).

Vinte Estados-Membros da UE registaram aumentos, tendo os mais elevados sido na Eslováquia (de 10,6% para 19,7%), na Finlândia (de 54,6% para 57,5%) e na Dinamarca (de 45,5% para 48,0%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

41% da energia usada para aquececimento em Portugal já é renovável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião