Produtores não chegam a consenso e adiam decisão sobre produção de petróleo

  • Lusa
  • 4 Janeiro 2021

“Há duas propostas diametralmente diferentes”, disse o ministro iraniano do Petróleo, Biyaan Zanganeh, aos jornalistas.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus parceiros (OPEP+) resolveram esta segunda-feira adiar para terça-feira a decisão sobre o nível de produção em fevereiro, após uma reunião de três horas.

Em declarações a Agência France Press (AFP), fonte próxima da organização avançou que a cimeira será retomada na terça-feira, novamente por videoconferência, pelas 14h30. “Há duas propostas diametralmente diferentes”, disse o ministro iraniano do Petróleo, Biyaan Zanganeh, aos jornalistas.

De acordo com o governante, uma das propostas prevê a manutenção dos níveis de produção e a outra defende um aumento de 500 mil barris por dia. Conforme recordou Biyaan Zanganeh, as decisões da OPEP+ são tomadas por consenso, por isso, “basta que um país se oponha para que a decisão não se concretize”.

Em 3 de dezembro, os membros da OPEP e os seus aliados independentes, liderados pela Rússia, acordaram aumentar a produção em 500 mil barris por dia em janeiro. No início de novembro, OPEP calculou que o colapso do consumo mundial de petróleo provocado pela crise da covid-19 será de 9,75 milhões de barris por dia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produtores não chegam a consenso e adiam decisão sobre produção de petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião