Produtores não chegam a consenso e adiam decisão sobre produção de petróleo
“Há duas propostas diametralmente diferentes”, disse o ministro iraniano do Petróleo, Biyaan Zanganeh, aos jornalistas.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus parceiros (OPEP+) resolveram esta segunda-feira adiar para terça-feira a decisão sobre o nível de produção em fevereiro, após uma reunião de três horas.
Em declarações a Agência France Press (AFP), fonte próxima da organização avançou que a cimeira será retomada na terça-feira, novamente por videoconferência, pelas 14h30. “Há duas propostas diametralmente diferentes”, disse o ministro iraniano do Petróleo, Biyaan Zanganeh, aos jornalistas.
De acordo com o governante, uma das propostas prevê a manutenção dos níveis de produção e a outra defende um aumento de 500 mil barris por dia. Conforme recordou Biyaan Zanganeh, as decisões da OPEP+ são tomadas por consenso, por isso, “basta que um país se oponha para que a decisão não se concretize”.
Em 3 de dezembro, os membros da OPEP e os seus aliados independentes, liderados pela Rússia, acordaram aumentar a produção em 500 mil barris por dia em janeiro. No início de novembro, OPEP calculou que o colapso do consumo mundial de petróleo provocado pela crise da covid-19 será de 9,75 milhões de barris por dia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produtores não chegam a consenso e adiam decisão sobre produção de petróleo
{{ noCommentsLabel }}