Grupo empresarial de Braga fixa “ordenado mínimo” em 800 euros

  • Lusa
  • 8 Janeiro 2021

O Grupo Bernardo da Costa, de Braga, estabeleceu como ordenado mínimo, a partir deste mês e em cinco das suas seis empresas, o valor de 800 euros.

O Grupo Bernardo da Costa, de Braga, estabeleceu como ordenado mínimo, a partir deste mês e em cinco das suas seis empresas, o valor de 800 euros, foi anunciado esta sexta-feira.

Em comunicado, o grupo sublinha que supera, assim, a meta do Governo para o salário mínimo nacional para 2023, que é de 750 euros.

O CEO do grupo, Ricardo Costa, disse à Lusa que de fora desta medida fica apenas a empresa BCInergia, que “foi muito afetada pela crise de 2009 a 2014 e este ano ainda não consegue praticar esse valor”.

“Estou certo de que em dois anos terá condições para estar a par das restantes empresas do grupo”, acrescentou.

Disse ainda que esta medida não abrange estagiários, mas sublinhou que quando os mesmos passam a colaboradores com contrato o seu salário é “imediatamente” fixado num mínimo de 800 euros.

O grupo conta com 86 colaboradores em Portugal, 14 dos quais na BCInergia.

Nesta empresa, ainda há quatro trabalhadores com um salário inferior ao agora anunciado.

“Pretendemos uma equipa jovem, altamente qualificada e motivada e não conseguimos isso com salários baixos. É nossa obrigação, enquanto gestores, garantir um nível de vida familiar digno a todos os nossos colaboradores”, referiu Ricardo Costa.

Adiantou ainda que a progressão na carreira é outra das preocupações em todas as empresas do Grupo Bernardo da Costa.

“Acredito que uma equipa ambiciosa é o motor principal das grandes organizações e, por esse motivo, também não descuramos este ponto na carreira profissional de cada pessoa que trabalha connosco”, acrescentou.

Prometeu ainda para breve novidades sobre o Departamento da Felicidade do grupo, “que mesmo em pandemia continuou a trabalhar para proporcionar as melhores condições, bem-estar e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” a todos os trabalhadores.

O Grupo Bernardo da Costa está presente no mercado desde 1957, tendo iniciado a sua atividade focada no ‘core business’ de instalações elétricas de apoio à construção civil.

Em 2004, é criada a empresa Bernardo da Costa – Comércio de Equipamentos de Segurança, que hoje possui a designação iBD Global.

O grupo está presente nos cinco continentes, trabalhando na distribuição de equipamentos de Segurança Eletrónica, controlo de acessos, domótica, áudio e vídeo profissional, equipamentos de proteção individual, instalações elétricas, formação e construção civil.

Tem um total de 194 colaboradores, 86 em Portugal e 108 nas empresas espalhadas pelo mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo empresarial de Braga fixa “ordenado mínimo” em 800 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião